Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
O PROJETO VER-SUS: A VIVÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DO OESTE POTIGUAR
João Paulo Teixeira Silva, Helry Costa Silva

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


O Projeto Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) foi criado visando formar profissionais mais preparados para atuar no cotidiano do SUS, fortalecendo a tríade educação, trabalho e saúde, a qual é reconhecidamente uma área crítica do processo de reorientação do setor saúde. Na vivência ocorrida no município de Rodolfo Fernandes, uma das quatro cidades-sede da segunda edição do projeto no Rio Grande do Norte, datada de janeiro de 2015, doze acadêmicos de diversas graduações da área da saúde (dois facilitadores e dez viventes), puderam conhecer e vivenciar o funcionamento do SUS da localidade. 

As vivências foram marcadas pela observância ao funcionamento do aparato de saúde da região, à percepção dos usuários e ao processo de trabalho dos profissionais, sendo possível refletir sobre a multidisciplinaridade visando à integridade na assistência, o impacto das falhas na gestão sobre a saúde da população, os fatores motivacionais dos servidores, a subjetiva percepção do usuário, dentre outros aspectos.

Deste modo, alguns aspectos negativos puderam ser identificados, como a insatisfação de alguns moradores com a baixa oferta de serviços, em detrimento da alta demanda, destacando às dificuldades da fragmentação da assistência regional; a necessidade de saneamento básico, e de condições higiênicos-sanitárias para o matadouro da região, além da correta coleta e destinação dos resíduos sólidos do município. Por outro lado, muitos aspectos positivos também se fizeram presentes, como as ações de melhoria da qualidade de vida da população, destacando-se as atividades educativas, de dança e as academias populares, além do próprio desempenho dos profissionais de saúde que buscam se qualificar e em prestar uma assistência de qualidade.

O VER-SUS permitiu aos viventes constituírem um olhar holístico, além do desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, que são de grande importância na formação transdisciplinar do profissional para o SUS, comprometidos eticamente com seus princípios e diretrizes, e se compreendendo como agentes sociais e políticos capazes de promover transformações.

A presença dos viventes no município foi bastante divulgada, a página virtual da prefeitura e blogs da região noticiaram a atuação do projeto, que rendeu também uma entrevista a um dos facilitadores na rádio local, Maracajaú, em seu programa matinal. Ao final da vivência uma postagem na Rede HUMANIZASUS tratou do êxito da segunda edição das vivências no estado.


Palavras-chave


Educação dos profissionais de saúde; Formação e práticas em saúde; Educação em saúde

Referências


ALVES, L.V.V. et al., Percepção do Programa Saúde da Família a partir de Estagiários do Projeto VER-SUS. Fam. Saúde Desenv., Curitiba, v.7, n.3, p.266-271, set./dez. 2005.

CANÔNICO, R.P. et al., Significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área de saúde. Acta Paul Enferm 2008;21(2):256-61.

MENDES, F.M.S. et al., Ver–Sus:Relato de Vivências na Formação de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão. 2012, 32 (1), 174-187