Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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O ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO
Lisandra Chaves de Aquino Morais, Martha Emanuela Soares da Silva Figueiró

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


O NUPSC (Núcleo de Psicologia Social Comunitária), integrante do SIP (Serviço Integrado de Psicologia, localizado na Universidade Potiguar da Roberto Freire, oferece um atendimento psicossocial ao usuário. Tal atendimento é realizado por estudantes a partir do 6º período e consiste em uma entrevista no qual é preenchido um prontuário de atendimento com perguntas de cunho psicossocial. O prontuário levanta questões como: escolaridade, bairro, informações sobre o núcleo familiar (como você descreveria sua família, com quem convive melhor na sua casa), informações sobre trabalho, renda, acesso a políticas públicas e sociais e informações inerentes a questões de direitos e vulnerabilidade social. O objetivo do atendimento supracitado é dar suporte integral ao usuário, agindo em consonância com a psicoterapia, possibilitando que os usuários, enquanto cidadãos tenham acesso a políticas públicas e sociais ofertadas em seus territórios. Além disso, viabiliza o acesso do usuário e da comunidade em atividades grupais, que são relevantes para constituição do sujeito. Isso se dá através de encaminhamentos realizados, se necessário, para equipamentos sociais, políticas públicas, redes de assistência social (CRAS, CREAS dentre outros), prática jurídica da UnP e os grupos terapêuticos existentes no SIP. O atendimento psicossocial desenvolvido pelo NUPSC tem se mostrado importante pois proporciona uma estigmatização da atuação do psicólogo tanto na clínica como no âmbito social e comunitário, dinamiza o serviço no que tange ao olhar integral ao usuário. Não obstante, possibilita não só ao estagiário do núcleo, como ao estagiário da psicoterapia um olhar amplo sobre as diversas demandas dos usuários, sendo assim um campo fértil de construção de conhecimento e possibilidade de atuação baseado no modelo biopsicossocial.


Palavras-chave


Atendimento psicossocial; Serviço Escola; Integralidade