Última alteração: 2015-10-26
Resumo
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O Projeto “Mãe Primavera” surgiu no âmbito da Residência em Ginecologia e Obstetrícia da UERN, ancorados no princípio de integralidade do cuidado, plasmado em ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e recuperação. Contempla-se nele a coparticipação das usuárias e acompanhantes nas consultas periódicas efetuadas nos Ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde, todas as quintas-feiras, a fim de proporcionar o Cuidado em Saúde, já que além do atendimento médico, realizam-se acompanhamentos com nutricionistas e fisioterapeutas. Assim, apresenta-se, como centro das ações, o comprometimento com a Educação em Saúde, por ser esta uma prática social que contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde. RESULTADOS DA EXPERÊNCIA: Essa experiência ímpar proporcionou oportunidade para concretização do atendimento de cinquenta gestantes entre 12 e 19 anos de idade. Atuação obstétrica que congrega professores, residentes e estudantes do curso de Medicina da UERN, destacando-se a articulação com outras ações, como o projeto de extensão em DST/AIDS, e pesquisa sobre HPV. Ademais, têm-se, em colaboração com a Residência Multiprofissional da UERN, quatro nutricionistas, atuantes nas consultas e ações promocionais, e dois colaboradores da atividade de Fisioterapia, em parceria com a Universidade Potiguar – UnP, que empreendem consultas e atividades em sala neurosensorial, posturódromo e educativas, agregando assistência, promoção e prevenção à saúde em um só espaço. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Dessa forma, com a proposta de cuidado integral, “Mãe Primavera” estimula reflexões e práticas de saúde para além da esfera biológica, focando nas necessidades de saúde e na qualidade de vida, integrando um espaço favorável à saúde. Além do mais, na perspectiva acadêmica, revela-se como campo de vivência e construção de competências na comunidade, propício à produção científica, assim como à educação permanente com profissionais atuantes nos serviços. Portanto, em virtude da demanda neste projeto, recentemente implantado, aumentar rapidamente, almeja-se promover intervenções mais amplas sobre os problemas verificados na comunidade, diversificando as parcerias.
Palavras-chave
Referências
Rodrigues, B. C., et al. Health Education for Cervical Cancer Prevention. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. 36 (1, Supl. 1) : 149-154; 2012.
https://books.google.com.br/books?id=lTApeDzdDCMC&lpg=PA645&ots=eanA1W5InI&dq=rede%20assistencial%20crack&hl=pt-BR&pg=PA645#v=onepage&q=rede%20assistencial%20crack&f=false