Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
HANSENÍASE EM FOCO: PROMOVENDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Jéssica Naiara Jéssica Naiara Silva Neres Bruna Rodrigues Monteiro Deyla Moura Ramos Isoldi Clélia Alb

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


A educação em saúde é um campo interdisciplinar no qual está inserido o profissional de enfermagem. Este necessita adotar uma pedagogia que possibilite a conscientização por parte da população sobre o cuidar de si, da família e coletividade. Objetivou-se relatar as estratégias utilizadas pelos discentes de enfermagem, no desenvolvimento de atividades educativas relacionada à hanseníase. Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre educação em saúde em Hanseníase, desenvolvido na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN de 2012 à 2014 no mês de outubro. A ação foi realizada durante 3 anos (2012 a 2014) no mês de outubro, no município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. No primeiro momento, os discentes foram atualizados sobre hanseníase e a vigilância em saúde. No segundo momento, trata-se sobre as exposições realizadas na forma de estande durante a CIENTEC. Os dados foram organizados nas seguintes categorias: Conceito geral da Hanseníase e seu aspecto histórico (Iniciou-se com o seguinte questionamento ao público: “O que é Hanseníase?”); Sinais e Sintomas (criou-se uma representação estrutural do corpo humano); Diagnóstico e Tratamento (visualizou-se os testes de sensibilidade e quanto ao tratamento, duração de 6 à 12 meses dependendo do tipo de classificação); Dinâmica Interativa (jogo que fez uma pequena retrospectiva sobre o assunto abordado). A experiência foi significativa, sinalizando que, as práticas de educação em saúde adotadas pelos discentes de enfermagem foram atrativas para o público, bem como gerou nos discentes a necessidade de saber conciliar o conhecimento acadêmico com o conhecimento de cada indivíduo, havendo interação de ambas as partes e assim contribuindo para eliminação da hanseníase. Tais ações devem ocorre de forma interativa, auxiliando no entendimento do público presente, visto que estes também são protagonistas do conhecimento, e disseminadores de informações entre seus familiares e amigos. A ideia norteadora deste relato de experiência foi a de que ele possa contribuir para discussões e reflexões sobre a importância dos discentes de enfermagem contribuírem para as práticas de educação em saúde. Fica a sugestão de que se possa, no contexto acadêmico, desenvolver-se mais atividades neste segmento.

Palavras-chave


Educação em Saúde, Hanseníase, Enfermagem

Referências


Sousa BRM, Moraes FHA, Andrade JS, Lobo ES, Macedo EA, Pires CAA et al., Educação em saúde e busca ativa de casos de hanseníase em uma escola pública em Ananindeua, Pará, Brasil. Sousa (2013). Revista brasileira de medicina de família e comunidade. 2013; 8(27): 143-9.

Nascimento GRC, Barrêto AJR, Brandão GCG, Tavares CM. Ações do enfermeiro no controle da hanseníase. Revista eletrônica de enfermagem. [Internet]. 2011; 13(4): 743-50 [acesso em 08 abr. 2015]. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/12593/10226