Última alteração: 2015-10-29
Resumo
Introdução:O maior desafio na atenção à pessoa idosa e/ou portadores de agravos crônicos é conseguir contribuir para que, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer, elas venham a redescobrir possibilidades de viver com a máxima qualidade possível. Nessa perspectiva, a saúde é compreendida conforme um conceito positivo e vivenciada como de ordem natural, rompendo com a representação social da doença enquanto fatalidade. A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um espaço privilegiado para ações de promoção à saúde, às quais podem ser inseridaso elenco das Práticas Integrativas e Complementares em saúde (PICS). Uma das ações de integração ensino, serviço e comunidade, nos espaços da Atenção Básica, em Natal RN, envolveduas disciplinas da UFRN, nominadas SACI I e POTI, que através de grupos tutoriais desenvolvemações de ensino, pesquisa e extensão, de forma interdisciplinar e multiprofissional. O grupo Paz & Equilíbrio foicriado em 1996 pela ESF de Nova Cidade e se apresenta como cenário de prática na articulação ensino/serviço/comunidade. Nele busca-sepromover o auto-cuidado e a troca de informações necessárias para um envelhecimento saudável e ativo, através das PICS.Objetivo:Implementar as PICS, através da formação de grupo de convivência, enquanto espaço de integração de professores, preceptores e alunos da área da saúde em atividades interdisciplinares, no serviço e nacomunidade.Metodologia:O grupo é composto por usuários idosos e/ou hipertensos/diabéticos, da área de abrangência da ESF de Nova Cidade. Através de um planejamento anual, se encontram semanalmente,às quartas feiras, no espaço do serviço ou em outros espaços comunitários. São desenvolvidas vivências de espiritualidade, educação em saúde, atividade física, arte, cultura e lazer, envolvendo momentos que favoreçam a inter-relação com a equipe da ESF, alunos e tutores da SACI I e POTI.Resultados: As atividades desenvolvidas viabilizam práticas de consciência e movimentação corporal, ações de educação para a saúde e aumento das atividades culturais e de desenvolvimento da espiritualidade e da afetividade, proporcionando, a partir disso, a melhoria da auto estima e a integração entre os três componentes: comunidade(idosos, hipertensos e diabéticos);serviço (profissionais e preceptores); academia (professores, tutores, monitores e alunos matriculados em SACI I e POTI), representando uma real e efetiva ação de integração ensino, serviço e comunidade.
Palavras-chave
Referências
-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 192 p. il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)
-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Práticas integrativas e complementares: plantas medicinais e fitoterapia na Atenção Básica/Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012. 156 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica ; n. 31)