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Programa Interdisciplinar Comunitário: Experiências de articulação ensino-serviço-comunidade para intervir nas necessidades de saúde da população.
Última alteração: 2015-10-29
Resumo
O “Programa Interdisciplinar Comunitário” é uma disciplina que compõe a grade curricular da Escola da Saúde da Universidade Potiguar em Mossoró/RN e tem como finalidade proporcionar a interação entre educação em saúde, promoção da saúde e multi-interdisciplinaridade na formação dos acadêmicos da instituição. A disciplina vem desempenhando um papel de suma importância dentro da comunidade mossoroense, pois ao interagir com as necessidades apresentadas dentro dos bairros da cidade, proporciona aos acadêmicos envolvidos, a oportunidade de atuarem de acordo com um projeto desenvolvido pelos mesmos. Os dados colhidos em cada local por meio da captação da realidade, permite a coleta de informações sobre os modos de andar a vida da população, que servem de base para o planejamento de atividades. O objetivo é proporcionar aos usuários a oportunidade de conhecerem mais a respeito do seu processo saúde-doença. O desenvolvimento do projeto, fornece aos estudantes de diversas áreas como serviço social, enfermagem, fisioterapia e nutrição a oportunidade de atuarem em conjunto a fim de buscarem de acordo com seus conhecimentos, a resolução das necessidades apresentadas, guiando os discentes a uma prática enriquecedora, pois ao interagir os conhecimentos, se torna possível extrair aquilo que há de melhor de cada área de atuação. Dos métodos utilizados, pode-se mencionar a atuação através da promoção da saúde/educação em saúde realizada em hospitais, escolas, igrejas, universidades, CAPS, dentre outras, através de salas de espera, teatro, atendimentos, esclarecimentos, dinâmicas de grupo, música e etc. Com isso pode-se perceber o papel inovador apresentado através da contribuição da disciplina para o processo de formação em saúde. Diversos estudantes tem tido a oportunidade de experimentar de modo prático os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de proporcionar um ambiente de articulação entre os saberes de diferentes áreas. É preciso ressaltar a necessidade de uma formação que seja norteada pelos princípios da equidade, integralidade e a universalidade, uma formação que possibilite uma atenção humanizada, que valorize os saberes interdisciplinares e o trabalho em equipe, para que possamos prestar uma atenção resolutiva e de qualidade para a população.
Palavras-chave
Universidade; extensão; educação em saúde; promoção em saúde.