Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Programa Interdisciplinar Comunitário: Experiências de articulação ensino-serviço-comunidade para intervir nas necessidades de saúde da população.
Newton Chaves Nobre, Leandro Ferreira de Melo, Jean Jeyfison de Souza Mendonça, Rodrigo Jácob Moreira de Freitas, Emilly Ed Nogueira do Couto Borges dos Santos

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


O “Programa Interdisciplinar Comunitário” é uma disciplina que compõe a grade curricular da Escola da Saúde da Universidade Potiguar em Mossoró/RN e tem como finalidade proporcionar a interação entre educação em saúde, promoção da saúde e multi-interdisciplinaridade na formação dos acadêmicos da instituição. A disciplina vem desempenhando um papel de suma importância dentro da comunidade mossoroense, pois ao interagir com as necessidades apresentadas dentro dos bairros da cidade, proporciona aos acadêmicos envolvidos, a oportunidade de atuarem de acordo com um projeto desenvolvido pelos mesmos. Os dados colhidos em cada local por meio da captação da realidade, permite a coleta de informações sobre os modos de andar a vida da população, que servem de base para o planejamento de atividades. O objetivo é proporcionar aos usuários a oportunidade de conhecerem mais a respeito do seu processo saúde-doença. O desenvolvimento do projeto, fornece aos estudantes de diversas áreas como serviço social, enfermagem, fisioterapia e nutrição a oportunidade de atuarem em conjunto a fim de buscarem de acordo com seus conhecimentos, a resolução das necessidades apresentadas, guiando os discentes a uma prática enriquecedora, pois ao interagir os conhecimentos, se torna possível extrair aquilo que há de melhor de cada área de atuação. Dos métodos utilizados, pode-se mencionar a atuação através da promoção da saúde/educação em saúde realizada em hospitais, escolas, igrejas, universidades, CAPS, dentre outras, através de salas de espera, teatro, atendimentos, esclarecimentos, dinâmicas de grupo, música e etc. Com isso pode-se perceber o papel inovador apresentado através da contribuição da disciplina para o processo de formação em saúde. Diversos estudantes tem tido a oportunidade de experimentar de modo prático os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de proporcionar um ambiente de articulação entre os saberes de diferentes áreas. É preciso ressaltar a necessidade de uma formação que seja norteada pelos princípios da equidade, integralidade e a universalidade, uma formação que possibilite uma atenção humanizada, que valorize os saberes interdisciplinares e o trabalho em equipe, para que possamos prestar uma atenção resolutiva e de qualidade para a população.

Palavras-chave


Universidade; extensão; educação em saúde; promoção em saúde.