Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
A INFLUÊNCIA DA SUPERLOTAÇÃO NA VISÃO DAS PUÉRPERAS EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DE NATAL/RN
Andrea Gomes da Rocha Brito, Luciana da Costa Lima Rodrigues

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


Andréa Gomes da Rocha Brito[1] Luciana da Costa Lima Rodrigues[2]

RESUMO:

INTRODUÇÃO: A segurança do paciente é vista como paradoxo de minimizar os riscos e controlar os eventos advindos das condições insalubres. Desta forma, uma assistência eficaz de qualidade requer estabelecer padrões favoráveis para seu desenvolvimento. Para as mulheres assistidas nas maternidades públicas brasileiras a superlotação é considerada um fator condicionante para a existência de riscos biológicos, físicos e psicossociais que dentre eles a peregrinação hospitalar torna-se um impasse na assistência obstétrica. OBJETIVO: Demonstrar a visão das puérperas em relação à assistência na instituição pesquisada. METODOLOGIA: É caracterizada como um estudo quali-quantitativo de abordagem exploratória e descritiva com 20 mulheres em pós-parto imediato de cesáreas e partos naturais. A seleção da amostra foi aleatória simples e a análise dos dados seguiu o preceito de formação de categorias sendo, a superlotação um ponto tratado da categoria “Fatores Insalubres”. Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada na Maternidade das Quintas no município de Natal/RN intitulada por “A Segurança da Paciente durante a Assistência Obstétrica em uma Maternidade do Município de Natal/RN”, cuja pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa – CEP tendo sua aprovação segundo a Resolução 466/12 de acordo com os aspectos éticos. RESULTADOS: Percebe-se que 80% das mulheres entrevistadas relatam a contribuição da lotação para o desenvolvimento de riscos físicos e biológicos (hemorragias, traumas, hipóxia) o que se pode desencadear um atendimento de emergência. Sendo assim, durante as últimas décadas essa superlotação contribuiu para o aumento constante da procura dos serviços hospitalares de urgência nas capitais devido à ausência desses serviços nas regiões de moradia dessas mulheres. Relataram ainda serem bem atendidas pelos profissionais mesmos com os recorrentes déficits presentes no sistema de saude. CONCLUSÃO: Pode-se afirmar que diante da percepção das puérperas a superlotação influencia na jornada parturitiva devido à peregrinação hospitalar que são submetidas à maioria das parturientes. O profissional ainda é visto como o grande elo entre o sistema e o paciente, auxiliando e compreendendo as puerperas nas necessidades gineco-obstétricas.

PALAVRAS-CHAVE: Maternidade. Puerpério. Fatores insalubres. Segurança da Paciente.


[1] Enfermeira. Docente Curso Técnico de Enfermagem Ciacaps. Email: andreagrbrito@hotmail.com

Pesquisadora Assistente na Maternidade das Quintas/ Natal-RN com a linha Segurança do Paciente na Assistência Obstétrica com financiamento próprio.

 

[2] Enfermeira. Docente Curso Técnico de Enfermagem Ciacaps. Email: lucianaenfa2014@hotmail.com

Membro da Equipe de Pesquisa na Maternidade das Quintas/ Natal-RN com a linha Segurança do Paciente na Assistência Obstétrica com financiamento próprio.

 

 


Palavras-chave


Maternidade; Puerpério; Fatores insalubres; segurança da paciente.

Referências


RICCI, S.S. Enfermagem Materno-Neonatal e Saúde da Mulher. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2008.

SERRUYA, S. J. A morte materna no Brasil: razão e sensibilidade. Revista Brasileira de Ginecologia de Obstetrícia, v. 34, n. 12, p. 531- 535., 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v34n12/01.pdf>. Acesso em: 14 de out.2013.

SILVA, P. C. A. Políticas Públicas de humanização no nascimento: percepção da parturiente quanto à assistência de enfermagem no pré-parto do Hospital Regional Materno Infantil De Imperatriz – Ma. 2013. Dissertação (Mestrado. Pró-

Reitoria de pós-graduação e pesquisa)- Universidade Católica de Goiás, Goiânia. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ucg.br/tde_arquivos/10/TDE-2014-03-07T094344Z-155/Publico/PAULA%20CRISTINA%20ALVES%20DA%20SILVA.pdf.>. Acesso em: 09 de jun. 2014.