Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
ATENÇÃO MULTIPROFISSIONAL VOLTADA A SAÚDE DA CRIANÇA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANA BEZERRA – UMA VIVÊNCIA TEÓRICA E PRÁTICA
Bartolomeu Fagundes de Lima Filho, Isabelle Ananda Oliveira Rego, Gentil Gomes da Fonseca Filho, Carla Monique Ribeiro de Aquino, Silvana Alves Pereira, Thaíza Teixeira Xavier Nobre, Roselene Ferreira de Alencar, Adriana Gomes Magalhães, Lilian Lira Lisboa

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

O estágio em questão aconteceu em fins de semana do último semestre letivo do ano de 2014. Este contava com a participação de discentes de fisioterapia, dois residentes de fisioterapia da área materno-infantil e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) atuantes no Hospital. Os atendimentos aconteceram na enfermaria pediátrica e no ambulatório e eram pautados na fisioterapia baseada em evidências, onde eram realizadas técnicas de fisioterapia cardiorrespiratória (manobras de higiene brônquica e reexpansão), motora (ortopédica, reumatológica e neurológica), dentre outras. Durante os atendimentos havia discussão dos casos entre os participantes e de artigos.

 

RESULTADOS ALCANÇADOS REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA

Com as mudanças no mundo do trabalho a cada dia vem se buscando profissionais capacitados para atender as diferentes demandas que lhe são postas em seu exercício profissional. Com isso, há um maior desejo dos discentes em vivenciar diferentes experiências profissionais durante a graduação, porém são escassos os estágios extracurriculares na área hospitalar em nosso estado. Desse modo, esse estágio extracurricular facilitou aos alunos da graduação a colocarem em prática seus conhecimentos teóricos e se tornarem futuramente profissionais com um perfil diferenciado, que conhece e aplica as diretrizes do SUS e é capaz de trabalhar com uma visão multiprofissional. Como também possibilitou aos residentes, alunos de pós-graduação, a atividade de preceptoria formando contribuindo assim para que os mesmos vivenciem essa proximidade com a docência.

 


Palavras-chave


Educação Superior; Fisioterapia e Internato e residência

Referências


MUCCIOLLO, Marina Herruzo et al. Fisioterapia respiratória nas crianças com bronquiolite viral aguda: visão crítica. Pediatria (são paulo), v. 30, n. 4, p. 257-264, 2008.

 

NICOLAU, Carla Marques; FALCÃO, Mário Cícero. Efeitos da fisioterapia respiratória em recém-nascidos: análise crítica da literatura. Rev Paul Pediatria, v. 25, n. 1, p. 72-5, 2007.

 

SARMENTO, George Jerre Vieira. Fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia. 2.ed. Barueri: Manole, 2011. xxiii; 582 p. ISBN: 9788520431290.

 

VIANA, Ramon Távora et al. O estágio extracurricular na formação profissional: a opinião dos estudantes de fisioterapia. Fisioter Pesqui, v. 19, n. 4, p. 339-44, 2012.