Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Acesso ao acompanhamento pré-natal sob a visão das gestantes da comunidade de Capoeiras em Macaíba – RN
Celso Lourenço de Arruda Neto, Joselúcia da Nóbrega Dias, Carolina Araújo Damasio Santos, Lilian Lira Lisboa, Juliana Medeiros Freire da Costa Mafra, Alexandra Silva de Lima, Reginaldo Antonio de Oliveira Freitas Júnior, Geyssa Natanna da Silva Freitas, Hougelle Simplício Gomes Pereira

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


Foi desenvolvida uma atividade pela equipe do Centro de Saúde Anita Garibaldi, que atende a população do Município de Macaíba no estado do Rio Grande do Norte, com as gestantes da comunidade de remanescentes quilombolas de Capoeiras, localizada no interior do referido município. O objetivo da atividade foi conhecer as necessidades e anseios que a comunidade apresentava no tocante ao acompanhamento pré-natal, visto que a comunidade dispunha de atendimento em saúde pouco eficiente. Para a realização desta atividade, fez-se um contato prévio com as lideranças da comunidade para agendar uma reunião com algumas gestantes que pudessem representar as demais e também as lideranças de Capoeiras. Esse contato inicial se deu no mês de julho de 2015 e a reunião foi prontamente agendada para o mesmo mês. Uma equipe representando o Centro de Saúde Anita Garibaldi, composta por médico obstetra, psicóloga, assistente social, infectologista, fisioterapeuta e nutricionista, compareceu ao Centro Cultural existente na comunidade onde as lideranças e as gestantes fizeram uma recepção calorosa com demonstrações da sua cultura que se mantêm viva. Na ocasião, participaram ainda da reunião a assistente do Secretário de Saúde do Município e a Técnica de Enfermagem da Unidade Básica de Saúde da comunidade. A reunião foi iniciada com a fala da equipe e, posteriormente, abriu-se espaço para ouvir o que as representantes tinham a relatar sobre o atual serviço de acompanhamento pré-natal e quais os seus anseios para que este fosse feito de forma a satisfazer a comunidade. Um fato se destacou na fala de vários dos representantes, que foi a situação atual da Unidade Básica de Saúde da comunidade. Segundo eles, o atendimento do médico só ocorria uma vez a cada 15 dias e que devido a isso, acompanhamento pré-natal na comunidade era restrito ao atendimento da enfermeira e aplicação de vacinas. As gestantes relataram ainda que devido a esta deficiência no atendimento pré-natal decorria outro problema que era o agendamento do parto ou o encaminhamento para o hospital onde seria realizado o parto. Elas relataram também a dificuldade para se deslocar aos hospitais ou outros centros de saúde, visto que a comunidade localiza-se bem afastada. Com este contato, foi possível fazer um levantamento das dificuldades existentes na comunidade e com isso proceder-se ao planejamento de ações que proporcionem um acompanhamento pré-natal efetivo como direito das gestantes integrantes do município.


Palavras-chave


pré-natal; quilombolas; gestantes

Referências


BRASIL. Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR): Relatório de Gestão do Exercício de 2013. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

FREIRE, M.S.L. “É a luta da gente!”: Juventude e Etnicidade na Comunidade Quilombola de Capoeiras (RN). Dissertação de Mestrado em Antropologia Social. UFRN. 2012.

FREITAS, D.A.; CABALLERO, A.D.; MARQUES, A.S.; HERNÁNDEZ, C.I.V.; ANTUNES, S.L.N.O. Saúde e Comunidades Quilombolas: uma revisão da literatura. Rev. CEFAC, v. 13, n. 5, p. 937-943, 2011.

GÓES, E.F.; NASCIMENTO, E.R. Mulheres negras e brancas e os níveis de acesso aos serviços preventivos de saúde: uma análise sobre as desigualdades. Saúde debate, v. 37, n.99, p.571-579.2013.

MARQUES, A.S. et al. Atenção primária e saúde materno-infantil: a percepção de cuidadores em uma comunidade rural quilombola. Ciência e Saúde Coletiva, v. 19, n. 2, p. 365-371. 2014.