Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Educação em Saúde na preservação ambiental, o germinar da promoção em saúde
Thaiza Teixeira Xavier Nobre, Gydila Costa, Roberta Fernandes, Felipe Araújo, Rebekka Fernades

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


Descrição da Experiência: A ação aconteceu em uma escola de ensino fundamental na cidade Santa Cruz/ RN, por discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da disciplina Saúde e Cidadania, de forma multidisciplinar envolveu alunos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, docentes, agentes de saúde e comunidade. Após uma troca de conhecimentos entre os envolvidos, foi elencada a problemática do acúmulo de lixo em locais inadequados, podendo acarretar outros riscos como doenças, e poluição. Buscando então promover melhores condições ambientais e uma melhor qualidade de vida, articulamos uma forma de conscientizar a comunidade a estabelecer relações que promovam um convívio sustentável, contribuindo com a coprodução, promoção, e prevenção da saúde, através da educação em saúde. Às características da escola possibilitou desenvolver uma ação didática e interativa, produzindo um olhar problematizador, no intuito de contribuir na formação de cidadãos mais conscientes que busquem um convívio sustentável e promovam melhorias a comunidade. A intervenção se deu de maneira lúdica e dinâmica enfatizando a importância da coleta seletiva, e da reciclagem. Desta forma buscou-se empoderar os alunos, com uma breve base teórica, demonstrando a importância do destino correto do lixo. Resultados: A intervenção foi bem produtiva e participativa, buscamos conscientizar a importância da reciclagem, e trocamos saberes. A maneira didática da ação possibilitou a compreensão e a consolidação do aprendizado. O público escolhido para a ação fortaleceu o intuito de instruir indivíduos para atuar conscientes desde a infância, momento oportuno a descobertas. A SACI permite efetivar a educação em saúde, integrando ações de serviço/ensino/comunidade. Ao longo da disciplina, notamos que para efetivar o que ela preconiza, as intervenções realizadas devem ser continuadas associando novas concepções, assim, projetos poderão ser desenvolvidos na comunidade, unindo escolas e instituições de forma intersetorial contribuindo com a conscientização da comunidade a cerca do destino correto do lixo, reduzindo os riscos a saúde, e promovendo saúde, através da troca de saberes. A partir dessa visão é possível transformações efetivas, trabalhando a autonomia, fortalecendo a relação com os movimentos sociais, promovendo controle social e empoderamento.

Palavras-chave


Educação; empoderamento; lixo; sustentabilidade.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento. Brasília, 2010. Série Pactos pela Saúde 2006, v. 12. p. 7-8.

TOLEDO, Mariana Tâmara Teixeira de; ABREU, Mery Natali; LOPES, Aline Cristine Souza. Adesão a modos saudáveis de vida mediante aconselhamento por profissionais de saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, n.3, pp. 540-548.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 399/GM, de 22 de fevereiro de 2006. Divulgada o Pacto pela Saúde 2006 – Consolidação do SUS e aprova Diretrizes Operacionais do Referido Pacto. Brasília (DF), 2006. Acesso em 7 de ago 2015.