Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE IDOSOS VINCULADOS A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Jéssica Maria Arouca de Miranda, Rafaela Araújo Oliveira, Vanessa Gomes da Costa, Lara Laise Alves da Silva, Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de Vasconcelos, Gilson de Vasconcelos Torres

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


As mudanças no perfil demográfico do mundo, diminuição das taxas de natalidade e mortalidade, corrobora com o aumento da população idosa1. Isso torna necessário a promoção do envelhecimento ativo e da qualidade de vida2. Nesse intuito objetivou-se traçar o perfil de idosos vinculados a duas Estratégias de Saúde da Família (ESF) no Rio Grande do Norte (RN). Estudo descritivo, quantitativo, comparativo e transversal, realizado nas ESF de Igapó em Natal/RN e do DNER em Santa Cruz/RN. A amostra foi de 24 idosos, sendo 11 de Santa Cruz e 13 de Natal. Os critérios de inclusão foram: ter 60 anos ou mais3, ser participante ativo dos grupos de idosos e ter condições cognitivas para responder o instrumento. A coleta de dados realizou-se através de um questionário sociodemográfico, com perguntas fechadas. Os dados foram analisados no programa estatístico SPSS e apresentados de forma descritiva. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Onofre Lopes sob CAAE: 21996313.7.0000.5537. Foi solicitado aos participantes a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Constatou-se que 45,8% dos participantes eram do município de Santa Cruz e 54,2% de Natal. Observou-se em ambas as unidades a predominância do sexo feminino (91,7%), solteiros, separados ou viúvos (62,5%), renda de até três salários mínimos (83,3%), baixa escolaridade (87,5%) e que não apresentavam trabalho ou atividade (70,8%). Ressalta-se que em Santa cruz não houve participação de homem (0,0%) e em Natal apenas dois (8,3%). No que se refere a renda, em Santa Cruz ninguém recebia mais de três salários (0,0%), enquanto em Natal quatro pessoas recebiam (16,7%). A faixa etária em Santa Cruz foi na maioria entre 61 a 71 anos e em Natal a maior parte estava entre 72 e 84 anos, porém se considerar o total da amostra, encontra-se igualdade nas faixas etárias (50%). Verificou-se que as duas cidades apresentavam semelhança quanto ao sexo, estado civil, renda, escolaridade e ocupação e diferença na faixa etária, porém sem significância. Em estudos comparativos não ter significância é um fator positivo, visto que mostra a homogeneidade dos grupos. Descrever o perfil de populações é necessário para que saibamos com quem estamos trabalhando, para que assim possamos intervir de maneira eficiente.

Palavras-chave


Saúde do Idoso; Atenção Primária a Saúde; Enfermagem

Referências


1. Siegel C, Hochgatterer A, Dorner TE. Contributions of ambient assisted living for health and quality of life in the elderly and care services - a qualitative analysis from the experts’ perspective of care service professionals. BMC Geriatrics. 2014; 24(4):259-266.

 

2. Vagetti GC, Barbosa Filho VC, Moreira NB, Oliveira V, Mazzardo O, Campos W. Condições de saúde e variáveis sociodemográficas associadas à qualidade de vida em idosas de um programa de atividade física de Curitiba, Paraná, Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública. 2013; 29(5):955-969.

 

3. World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde / World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.