Última alteração: 2015-10-29
Resumo
Descrição da experiência:O presente trabalho é um relato de experiência da ação “Eu me amo, eu me cuido”, realizada no município de Pedra Grande, no Rio Grande do Norte (RN), por um grupo de acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto teve início a partir de um trabalho apresentado na disciplina de Epidemiologia I, na UFRN, no semestre 2015.1 e está vinculado ao Laboratório de Estudos Epidemiológicos (LEEp/DSC/NESC). Objetivo do projeto foi realizar uma ação de promoção de saúde, sensibilizando e orientando as mulheres sobre a prevenção dos cânceres de colo do útero e mama. Foram coletados no site do DATASUS dados sobre os indicadores de morbidade e mortalidade desse cânceres no RN, e mostraram que, no ano de 2013, estavam entre as principais causas de óbitos femininos por neoplasias.A partir desses resultados, da experiência do manejo dos indicadores em sala de aula e, sabendo da dificuldade de acesso da população do interior à exames e serviços de saúde, o grupo iniciou a ação de extensão. As ações desenvolvidas tiveram apoio da Secretaria de Saúde de Pedra Grande, envolvendo a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), e incluíram oficinas de educação em saúde, focando no desenvolvimento de atitudes de autocuidado: autoexame de mama e oficinas relacionadas aos fatores de risco associados aos cânceres de mama e colo uterino. Foram ofertadas, dentre outros, 80 mamografias, vacinação de HPV e exame de citologia oncótica. O grupo também exibiu vídeo educativo que ficará de suporte para futuras atividades das equipes do ESF.Resultados alcançados: As mamografias realizadas, além de dar conta da demanda reprimida no município, incluiu outras mulheres, triadas pelas ESF. As oficinas foram uma oportunidade ímpar de compartilhamento de saberes sobre concepções de adoecimento, prevenção e cuidado.Repercussões da experiência: A ação proporcionou crescimento acadêmico e profissional dos alunos, mostrando a importância de serem profissionais que não apenas repassam informação, mas que escutam quem os procura. Além disso, fortaleceu a relevância sobre ir além do discurso teórico da sala de aula para a prática nas comunidades; Foi possível também ver o impacto imediato que a ação causou na população através da receptividade e participação deles, levando a crer que ações desse porte podem oferecer resultados interessantes em cidades com poucos recursos.
Palavras-chave
Referências