Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA DURANTE O ENVELHECIMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Thaiza Nobre, José Clecio Lima, José Felipe Silva, Naama Oliveira, Ralyne Araújo, Roberta Fernandes, Mayara Araújo, Janaína Franco

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


Descrição da experiência: O Brasil está acompanhando a tendência mundial no que se refere ao aumento da expectativa de vida, com isso observa-se uma maior demanda de pessoas idosas nos serviços de saúde. Os diversos aspectos que caracteriza a senescência evidenciam as diferentes necessidades de saúde durante esse processo, sendo importante a atuação integral à saúde do idoso, visando sua autonomia.Partindo desse pressuposto vem sendo realizado um projeto no campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (UFRN/FACISA) do município de Santa Cruz/RN, abordando uma prática terapêutica diferenciada e interdisciplinar com ações educativas em saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Inicialmente, as pessoas idosas foram convocadas através de convites domiciliares e nas UBS do município supracitado, em seguida, divididas em grupos contendo de 30 a 40 participantes cada grupo. Antes das intervenções físicas/terapêuticas, os idosos vêm sendo avaliados e  aqueles que estão aptos a praticarem os exercícios planejados irão participar das intervenções com exercícios em solo e água, além das ações de promoção e educação em saúde. Todas as ações tanto terapêuticas como as de promoção e educação em saúde tem como objetivo o envelhecimento ativo e qualidade de vida, visando uma maior autonomia e independência da pessoa idosa. Resultados alcançados: Através do desenvolvimento de intervenções com ações terapêuticas, de educação e promoção em saúde percebe-se a sensibilização dessa população quanto à importância do autocuidado e a manutenção do envelhecimento ativo por meio de ações educativas associadas à prática de atividades físicas no ambiente terrestre e aquático com o enfoque na melhora do desempenho funcional, bem como na autonomia e qualidade de vida do idoso. Repercussões da experiência: O projeto apresenta-se como uma excelente oportunidade de vivência interdisciplinar aos discentes dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia vinculados a UFRN/FACISA na educação em saúde realizada para os usuários e profissionais vinculados as UBS participantes, além de ganhos como experiência, desenvolvimento em trabalhos em grupo, atualização e aquisição de conhecimentos com práticas educativas focadas na saúde do idoso com o acréscimo das atividades físicas que visam melhorar a aptidão motora e independência funcional nas atividades de vida diária desse público alvo.


Palavras-chave


Envelhecimento; Qualidade de vida; Autonomia; Interdisciplinaridade; Atividade física; Educação em Saúde.

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