Última alteração: 2015-10-26
Resumo
A gestação é um período marcado por intensas transformações, ao longo dos meses. Ao descobrir-se grávida, por volta das 8 semanas, iniciam-se as consultas de pré-natal, sendo este um instrumento essencial para o desenvolvimento da gestação saudável, no entanto, nem sempre é possível empoderar as futuras mães acerca dos aspectos da gravidez, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. Neste sentido, é imprescindível elaborar estratégias que contemplem ações educativas e preventivas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), através dos dez princípios fundamentais da atenção à gestante, propõe que o cuidado à gestante e ao bebê deve realizar-se de forma multiprofissional e multidisciplinar. (BRASIL, 2005)
Destarte, o surgimento das Residências Multiprofissionais em Saúde, tem se tornado peça chave na promoção da assistência centrada na Universalidade, Integralidade e Equidade do cuidado que é dirigido aos usuários do Sistema único de Saúde (SUS), uma vez que se atém ao trabalho em equipe, não fragmentando as ações, priorizando a saúde e não a patologia. (BRASIL, 2010)
Nesta perspectiva, a equipe da Residência Multiprofissional em saúde do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), realiza ações educativas em saúde de forma lúdica e participativa no Projeto de Extensão “Mãe Cidadã” que tem como objetivo empoderar as gestantes sobre diversas informações pertinentes a esse período.
As oficinas são Desenvolvidas semanalmente de forma expositiva e participativa, com gestantes captadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Santa Cruz- RN, assim como nas consultas de alto risco da própria instituição.
O projeto é coordenado por uma nutricionista e as atividades contam com a participação dos residentes de nutrição, enfermagem, odontologia, fisioterapia, serviço social e psicologia.
Para as usuárias além de um espaço de conhecimento e de diálogo com os profissionais, também há a troca de experiências entre as gestantes, o que Moreira (2015) aponta como um momento importante, pois quando um componente do grupo ouve outro, há um acréscimo e ampliação de ideias.
Em relação a formação profissional, o desenvolvimento do projeto é uma importante estratégia, para concretização dos objetivos da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde. A ênfase na perspectiva de atuação multiprofissional permite o conhecimento das particularidades de cada profissional inserido no processo de trabalho em Saúde e propicia o fortalecimento do trabalho em equipe.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. Ministério da Saúde, 2005.
_____________. Ministério da Saúde. Grupo Hospitalar Conceição. Residências em saúde: fazeres & saberes na formação em saúde. Organização de Ananyr Porto Fajardo, Cristianne Maria Famer Rocha e Vera Lúcia Pasini. Porto : Hospital Nossa Senhora da Conceição, 2010
________. Lei nª 8.080, de 19 de Setembro de 1990.
MOREIRA, Carlos Felipe Nunes. O trabalho com grupos em Serviço Social. Cortez, São Paulo, 2015.
SOUZA, F. G. M. et al. Educação em Saúde, enfermeiros e criatividade: a interconexão necessária para o processo educativo. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 6, n. 2, 2007.