Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Multiprofissionalidade: um relato de experência sobre o Projeto Mãe Cidadã"
Andreza Oliveira Costa, Arabela Vieira Clementino, Monise Gleyce de Araujo, Jamila Silva de Sousa Paulino, Thaissa Hamana de Macedo, Daniel Peixoto de Aquino, Amanda de Conceição Leão Mendes

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


A gestação é um período marcado por intensas transformações, ao longo dos meses. Ao descobrir-se grávida, por volta das 8 semanas, iniciam-se as consultas de pré-natal, sendo este um instrumento essencial para o desenvolvimento da gestação saudável, no entanto, nem sempre é possível empoderar as futuras mães acerca dos aspectos da gravidez, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. Neste sentido, é imprescindível elaborar estratégias que contemplem ações educativas e preventivas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), através dos dez princípios fundamentais da atenção à gestante, propõe que o cuidado à gestante e ao bebê deve realizar-se de forma multiprofissional e multidisciplinar. (BRASIL, 2005)

Destarte, o surgimento das Residências Multiprofissionais em Saúde, tem se tornado peça chave na promoção da assistência centrada na Universalidade, Integralidade e Equidade do cuidado que é dirigido aos usuários do Sistema único de Saúde (SUS), uma vez que se atém ao trabalho em equipe, não fragmentando as ações, priorizando a saúde e não a patologia. (BRASIL, 2010)

Nesta perspectiva, a equipe da Residência Multiprofissional em saúde  do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), realiza ações educativas em saúde de forma lúdica e participativa no Projeto de Extensão “Mãe Cidadã” que tem como objetivo empoderar as gestantes sobre diversas informações pertinentes a esse período.

As oficinas são Desenvolvidas semanalmente de forma expositiva e participativa, com gestantes captadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Santa Cruz- RN, assim como nas consultas de alto risco da própria instituição.

O projeto é coordenado por uma nutricionista e as atividades contam com a participação dos residentes de nutrição, enfermagem, odontologia, fisioterapia, serviço social e psicologia.

Para as usuárias além de um espaço de conhecimento e de diálogo com os profissionais, também há a troca de experiências entre as gestantes, o que Moreira (2015) aponta como um momento importante, pois quando um componente do grupo ouve outro, há um acréscimo e ampliação de ideias.

Em relação a formação profissional, o desenvolvimento do projeto é uma importante estratégia, para concretização dos objetivos da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde. A ênfase na perspectiva de atuação multiprofissional permite o conhecimento das particularidades de cada profissional inserido no processo de trabalho em Saúde e propicia o fortalecimento do trabalho em equipe.


Palavras-chave


multiprofissionalidade;gestante;educação em saúde; promoção da saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de            ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e           Puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. Ministério da            Saúde, 2005.

_____________. Ministério da Saúde. Grupo Hospitalar Conceição. Residências            em       saúde: fazeres & saberes na formação em saúde. Organização de Ananyr Porto   Fajardo, Cristianne Maria Famer Rocha e Vera Lúcia Pasini. Porto                 :            Hospital Nossa Senhora da Conceição, 2010

________. Lei nª 8.080, de 19 de Setembro de 1990.

 

MOREIRA, Carlos Felipe Nunes. O trabalho com grupos em Serviço Social.               Cortez, São Paulo, 2015.

SOUZA, F. G. M. et al. Educação em Saúde, enfermeiros e criatividade: a                      interconexão necessária para o processo educativo. Online Brazilian        Journal of   Nursing, v. 6, n. 2, 2007.