Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Anna Cristina da Cruz Bezerra, Maria Helena Pires de Araújo Barbosa, Tassiana Alice de Figueiredo Rocha, Giovanna Pinheiro Mesquita de Lima, Vyna Maria Cruz Leite, Francisca Rêgo Oliveira de Araújo, Girleianne Araújo Costa da Silva, Ângelo Augusto Paula do Nascimento

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


O trabalho na Atenção Primária em Saúde (APS) tem sido definido como um conjunto de valores e princípios que servem para reorientar o desenvolvimento e métodos de trabalho nos sistemas de saúde. A produção do conhecimento em núcleos de saberes, os quais formaram as diversas disciplinas, reflete-se no campo da saúde e influenciou a conformação de diversos núcleos profissionais. As diversas profissões de saúde têm um objeto de trabalho em comum, que é o cuidado ao ser humano com carências de cuidado em saúde, que necessita de um trabalho complexo e multidimensional com uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar. No entanto, contraditoriamente, em seu processo de formação acadêmica, cada profissão se estrutura com paradigmas e experiências específicas que vão compor modos distintos e fragmentares de atuar no campo prático. Nesse sentido, este trabalho objetiva relatar a experiência de uma disciplina que almeja formar profissionais de saúde a partir do trabalho em equipe, onde todos os diferentes olhares olham em uma única direção, com foco no usuário e no contexto onde este está inserido, a partir dos diversos Determinantes Sociais de Saúde (DSS). A disciplina intitulada Programa Interdisciplinar Comunitário – PIC, da Universidade Potiguar - UnP, no campus Natal da Escola da Saúde, busca unir alunos de todos os cursos para vivenciar a realidade de uma comunidade, desde visitas domiciliares, rodas de conversa e outras ações, nos diferentes distritos sanitários do nosso município, e, ao final, intervir de maneira interdisciplinar frente às necessidades encontradas através do diagnóstico situacional de cada comunidade. Por fim, a interdisciplinaridade requer uso integrado de conhecimentos na prática multiprofissional, ultrapassar as fronteiras disciplinares, estimular o desenvolvimento de competências para lidar com os desafios do meio e o trabalho coletivo como componente fundamental para o agir profissional.

 

 


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Profissionais de Saúde; Comunidade