Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Tratamento da constipação intestinal: uma possibilidade de ação integralizada.
Alianny Raphaely Rodrigues Pereira, Adriana Gomes Magalhães, Vanessa Braga Torres, Anna Cecilia Queiroz de Medeiros, Cristina Kênia Oliveira da Luz, Ana Letícia de Souza Pereira, Bartolomeu Fagundes de Lima Filho, Romeika Medeiros da Silva

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A Constipação intestinal (CI) é um sintoma complexo e multifatorial, bastante comum na população.  Nesta perspectiva, a ação ora descrita faz parte de um projeto de extensão cujo objetivo era realizar atividades educativas sobre constipação em espaços sociais da cidade de Santa Cruz-RN, desenvolvendo também material educativo sobre o tema. A equipe do projeto foi composta por alunos e professores dos cursos de Fisioterapia e Nutrição.

A ação foi realizada na Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, com 40 estudantes do 2º ano do ensino médio e 15 servidores da instituição.  Para os alunos, inicialmente, foi realizada uma explanação sobre o que é CI, sendo discutido  como uma alimentação saudável, com ingestão adequada de fibras e líquidos, bem como mudanças posturais, massagem intestinal e exercícios físicos, podem ajudar a prevenir e tratar este quadro. Em seguida, foi realizada uma peça teatral enfatizando as informações trabalhadas com o grupo, de modo a contextualizá-las e esclarecer dúvidas. Com os servidores foram abordados os mesmos pontos, mas como roda de conversa e disponibilização de material educativo, tipo folder.

RESULTADOS ALCANÇADOS: Por ser um tema relativamente pouco discutido, foi percebido um constrangimento inicial dos participantes, embora fosse perceptível um grande interesse e curiosidade sobre o assunto. Com o transcorrer das atividades, as pessoas ficaram mais à vontade, participando ativamente, inclusive para esclarecer dúvidas. Aqueles que apresentava sintomatologia mais grave, ou conheciam alguém nesta condição, foram orientados sobre possíveis encaminhamentos. Outro resultado positivo foi a integração dos estudantes de Nutrição e Fisioterapia, que articularam os conhecimentos específicos de cada profissão, dinamizando as orientações sobre CI e tornando-as compreensíveis para os participantes.

REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: A despeito de sua alta prevalência e possíveis complicações relacionadas, a CI ainda é uma temática pouco abordada, envolta no constrangimento em conversar sobre o assunto. A experiência possibilitou a desconstrução de uma série de mitos sobre o assunto,  contribuindo para o empoderamento dos participantes, que irão socializar e multiplicar as informações passadas. Além isso, a ação promoveu a integração e trabalho conjunto entre os discentes dos cursos de Nutrição e Fisioterapia, articulando teoria e prática, e fomentando o olhar integrado na abordagem em saúde.


Palavras-chave


educação em saúde; fisioterapia; nutrição; constipação intestinal.

Referências


DEL CIAMPO, I. R. et al. Prevalência de constipação intestinal crônica em crianças atendidas em unidades básicas de saúde. J Pediatr. v. 78, p.497-452, 2002.

GLIA, A.; LINDBERG, G. Quality of life in patients with different types of functional constipation. Scand J Gastroenterol. v.32, p.1083-9, 1997.

RAO, S. S. et al. Obstructive defecation: fature of rectoanal coordination. Am J Gastroenterol. v. 93, p. 1042-50, 1999.

TALLEY, N. J. Definitions, epidemiology, and impact of chronic constipation. Rev Gastroenterol Disord. v.4 (Suppl 2):S3-S1, 2004.