Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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VIVÊNCIA DA TENDA DO CONTO NO CURSO EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM MOVIMENTO: A CONTAÇÃO DA SUA HISTÓRIA DEFLAGRANDO A SENSIBILIZAÇÃO PARA PROCESSOS PEDAGÓGICOS TRANSFORMADORES DENTRO DOS SERVIÇOS DO SUS
Ianna Oliveira Sousa, Adyla Barbosa Lucas, Eduardo Teodósio Quadros

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


INTRODUÇÃO: Investir no fator pedagógico dos trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde) tem sido uma das características desse sistema e para favorecer a melhora da qualidade do serviço. O curso Educação Permanente em Saúde em Movimento (EPS em Movimento) vem na lógica da pratica pedagógica em serviço para transformação da práxis a partir de uma nova concepção de aprendizagem, tendo como participantes trabalhadores (as) do SUS. OBJETIVO: Relatar Tenda do Conto vivenciada no segundo encontro presencial do curso EPS em Movimento do grupo pertencente a região do Cariri do estado do Ceará. CAMINHO METODOLOGICO: Em um dos momentos do segundo encontro presencial, planejou-se a realização da Tenda do Conto na tentativa de aproximar mais os educandos dos tutores e da proposta do curso e de sensibilizá-los continuamente para a EPS. Assim, em um turno, construímos uma tenda com o material disponível no momento (papeis, retalhos, instrumentos musicais) e pedimos para que os participantes trouxessem um objeto significativo para sua vida pessoal e/ou profissional. Esses objetos foram expostos em uma bancada. À medida que educandos e tutores se dirijam a Tenda, o objeto era trazido e apresentado e a sua história era contada. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Cada educando e tutor teve seu momento de contação. Foi muito rico, uma vez que proporcionou a queda de algumas barreiras subjetivas, exercitou-se a escuta atenta e respeitosa e houve maior amplitude de fatos narrados do que se esperava, demonstrando a abertura do grupo para a vivência plena desse momento. Com isso, percebeu-se a profundidade que pode se atingir com a Tenda do Conto e o seu impacto nos grupos que a vivenciam. Sua potência, nessa ocasião, colaborou para que o grupo se fortalecesse e avançasse nas percepções concretas do que somos capazes de deflagrar no outro com nossas histórias e do quanto isso é pedagógico no processo de trabalho dentro do SUS, favorecendo transformações subjetivas e objetivas no cotidiano do processo saúde-doença-cuidado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com essa vivência, pode ser observado o quanto a Tenda do Conto é potente para alavancar processos de compreensão das subjetividades das pessoas, levando-as a reflexão e instalando possibilidades de transformações individuais e coletivas que possuem valiosa influencia sobre a pratica dos trabalhadores do SUS e que o curso EPS em Movimento tem sido assertivo no desenvolvimento dessas atividades nessa região do estado do Ceará.

 


Palavras-chave


educação permanente; formação profissional;gestão do trabalho