Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
AVANÇOS E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN.
DIANA PAULA NOBRE FERNANDES, AMÉLIA CAROLINA LOPES FERNANDES, LUCÍDIO CLEBERSON DE OLIVEIRA, FRANCISCO RAFAEL RIBEIRO SOARES, LORRAINY DA CRUZ SOLANO

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA As Residências Multiprofissionais em Saúde advêm da Portaria Interministerial n°1.077/MEC/MS, de 12 de novembro de 2009, que as institui, no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação e dá outras providências. A Secretaria de Saúde de Mossoró (SSM) estabeleceu no ano de 2014 parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para construir uma Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade (RMABSFC), respondendo ao Edital nº 32, de 24 de julho de 2014, do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais em Área Profissional da Saúde, que objetiva incentivar a formação de especialistas na área, caracterizada pela integração ensino-serviço-comunidade, em campos de atuação estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades locais identificadas. O Programa RMABSFC iniciou-se em 02 de março de 2015 com 24 residentes, sendo 04 de cada área: Serviço Social, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. A SSM atua como instituição técnico-operacional e a UERN como coordenação pedagógica de caráter formador. A condução se dá pelo planejamento de metodologias ativas no ensino-aprendizagem e com a participação de profissionais dos serviços de saúde do município que atuam como Preceptores de Núcleo e de Campo, no acompanhamento dos residentes e realização das ações junto às comunidades em que atuam. São 04 Unidades Básicas de Saúde polos que recebem, cada uma, equipe multiprofissional com 06 residentes. RESULTADOS Os desafios para a implementação da RMABSFC são variados, tendo o planejamento participativo entre Núcleo Gestor, Preceptores, Tutores e Residentes contínuo, viabilizando maior relação entre a Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), visando ampliar a cobertura NASF no município, resultados positivos nas comunidades e melhor avaliação quanto à produção dos serviços de saúde. A RMABSFC visa a transversalidade das ações, primando pela ênfase da abordagem transdisciplinar com articulação entre ações de prevenção e promoção à saúde. Além disso, objetiva-se garantir práticas profissionais qualificadas na Atenção Básica compreendendo os determinantes do processo saúde/doença, o que implica na realização de uma síntese de saberes a serem utilizados na definição dos cuidados dos indivíduos e família. DESCRITORES: Residência Multiprofissional. Atenção Básica. Produção dos Serviços de Saúde.

Palavras-chave


Residência Multiprofissional; Atenção Básica; Produção dos Serviços de Saúde.

Referências


BRASIL.PORTARIA INTERMINISTERIAL MEC/MS Nº 1.077, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2009.