Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde: contribuições críticas para a formação em saúde
Natália Luiza Matos de Sousa, Janaína Gomes Lisboa, Verdande Trotskaya de Araújo Medeiros

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


O presente resumo objetiva relatar a experiência no Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VERSUS), e a partir do exposto, fazer uma breve reflexão sobre as possibilidades e contribuições deste, no que tange o processo de formação em saúde. O VERSUS, é um Projeto de amplitude nacional, vinculado ao Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Rede Unida, a União Nacional dos Estudantes (UNE), aSecretária Municipal de Saúde (SMS) a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Rede Governo Colaborativo em Saúde /UFRGS e o apoio da Organização Pan Americana da saúde (OPAS). Objetivamente, o VERSUS pretende aproximar os viventes à realidade do SUS, com visitas aos serviços de saúde e comunidades, bem como sensibilizar a formação de futuros profissionais para a saúde pública, através de debates, que por sua vez são provocados pela leitura de textos e reflexões das vivências.Na Paraíba, a 1ª edição do Estágio ocorreu na cidade de João Pessoa, em março de 2015, compreendendo o período de onze dias de vivências. Dentre o público participante, além da capital e cidades paraibanas, haviam viventes e facilitadores advindos da Bahia, Ceará, Sergipe, São Paulo e da Itália. O grupo era composto por professores, residentese estudantes de universidades públicas e privadas dos mais diversos cursos como psicologia, serviço social, terapia ocupacional, enfermagem, medicina, nutrição, fonoaudiologia, educação física e farmácia.Foram visitados: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), maternidade e hospital de média e alta complexidade, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Centros de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS), ambulatório LGBT, comunidade quilombolae ocupação urbana.Os resultados revelados a partir da reflexão dos próprios viventes mostram que a participação no VERSUS contribuiu para o próprio desenvolvimento individual, reconhecendo seu papel enquanto sujeitos políticos, capazes de fomentar transformações na estrutura da sociedade, comprometidos na defesa por um SUS público e de qualidade, além de despertarem para reflexões e questionamentos pouco debatidos nos espaços acadêmicos.Desse modo, pode-se afirmar que, apesar de ser uma ação pontual, o VERSUS carrega a importância de contribuir para a formação de novos profissionais comprometidos com as necessidades desaúde da população, de maneira ética, política, horizontal e interdisciplinar.

Palavras-chave


saúde pública 1; educação em saúde 2; cobertura de serviços de saúde 3.