Última alteração: 2015-10-29
Resumo
Historicamente as unidades hospitalares pediátricas eram vistas como um ambiente potencialmente adverso e restritivo ao desenvolvimento humano, pois o atendimento hospitalar era baseado nos modelos biomédicos de saúde, que enfatizavam apenas o tratamento e a cura de doenças, desconsiderando a atenção integral às crianças e adolescentes e a manutenção de comportamentos de saúde. Desta forma, o enfrentamento de situações que não fazem parte da rotina familiar, promove comportamentos que dificulta o tratamento prescrito pelos profissionais, demonstram comportamentos agressivos e dificuldades de socialização com as demais crianças e membros da equipe de saúde, com isso dificultando a terapêutica e adesão ao tratamento. Este é um estudo de caráter exploratório e descritivo do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência da equipe multiprofissional no projeto intitulado “Empoderamento” realizada na enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), que visa à realização de atividades educativas de forma lúdica para os acompanhantes e crianças internadas na enfermaria pediátrica do HUAB, em que aborda temas variados escolhidos a partir das principais demandas que levam as crianças à internação e que estão envolvidas no processo saúde-doença. Com o intuito de orientar, quanto às etapas de adoecimento- hospitalização- prevenção/promoção da saúde, foi realizada atividade lúdica que teve como tema “Caminho da saúde”, em que foi utilizado um circuito em formato de (amarelinha), confeccionado em TNT, ilustrando situações que iam do surgimento dos sinais e sintomas, busca pelo primeiro atendimento, diagnóstico, adesão/ não adesão ao tratamento, internamento, recaída e responsabilização da criança e familiares no processo saúde-doença, a partir da perspectiva multiprofissional. Obteve-se como resultados a conscientização e colaboração dos acompanhantes e crianças, sobre a importância da coparticipação nas medidas terapêuticas. Conclui-se que o uso de metodologias baseadas em Educação em Saúde no âmbito hospitalar, favoreceu o processo de enfrentamento durante a hospitalização, a interação profissional e usuário e o fortalecimento do cuidado, potencializando a associação do processo de Educação em Saúde com as atividades lúdicas, ajudando de forma expressiva na melhora da permanência das crianças hospitalizadas, contribuindo com sua reabilitação.
Palavras-chave
Referências
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