Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
SEGURANÇA DO PACIENTE: papel da enfermagem e impacto de cuidados inadequados
Ellen Vasconcelos, Daniele Dantas, Rodrigo Dantas, Jéssica Nascimento, José Joandson Santos, Kezauyn Aiquoc, Helena Nunes, Izabelle Carvalho, Roberta Cavalcanti, Millâny Soares

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


A preocupação com a segurança no cuidado prestado ao paciente tem se tornado um dos assuntos prioritários na área da saúde. Tendo em vista que o enfermeiro atua diretamente em contato com o paciente é fundamental o conhecimento e aperfeiçoamento quanto aos cuidados necessários para garantir essa segurança. Assim, em 2008 foi criado a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente objetivando promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do cuidado de enfermagem ao paciente. Esta pesquisa objetiva identificar o papel da enfermagem na segurança do paciente e o impacto dos cuidados inadequados sobre a assistência. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, em outubro/2015, utilizando os descritores “Segurança do paciente” e “Cuidados de enfermagem”. Foram selecionados 11 artigos e 2 manuais, disponíveis em texto completo, em português e inglês, publicados entre 2010 e outubro/2015. Os manuais da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária convergem em relação às estratégias para garantir a segurança do paciente: higienização das mãos, identificação do paciente, comunicação efetiva, prevenção de quedas e úlceras por pressão, administração segura de medicamentos, cirurgia e conexões de dispositivos seguras. Os artigos analisados corroboram com a importância do enfermeiro em seguir essas estratégias objetivando a redução de riscos ao paciente. As publicações científicas destacaram ainda que a carga excessiva de trabalho e a falta de qualificação da equipe de enfermagem são fatores que ocasionam diversos erros relacionados à assistência, que repercutem diretamente na segurança do paciente. Além disso, enfatizam inadequação na assistência no que diz respeito à omissão e erro de medicamentos, quedas do leito e desenvolvimentos de úlceras por pressão, essas condutas, geram complicações ao paciente prologando o tempo de internação. Desse modo, ressalta-se que a equipe de enfermagem tem papel fundamental no cuidado qualificado e seguro ao paciente. Sendo de vital importância a capacitação dos profissionais para prestarem assistência segura, uma vez que práticas assistenciais inadequadas refletem na segurança do paciente, podendo colaborar para sequelas e prejudicar a reabilitação dos indivíduos.

Palavras-chave


Segurança do Paciente; Cuidados de Enfermagem

Referências


AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Documento de Referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Brasília: ANVISA, 2014.

BARBOSA, Taís Pagliuco et al. Práticas assistenciais para segurança do paciente em unidade de terapia intensiva. Acta Paul. Enferm. [online], v. 27, n. 3, p. 243-8, 2014.

BOHOMOL, Elena; TARTALI, Juliana. Eventos adversos em pacientes cirúrgicos: conhecimento dos profissionais de enfermagem. Acta paul. enferm. [online], v.26, n.4, p. 376-38, 2013.

CASSIANI, Silvia. Enfermagem e a Pesquisa sobre Segurança dos Pacientes. Acta paul. enferm. [online] v.23, n.6, p. vii-viii, 2010.

DUARTE, Sabrina da Costa Machado et al. Eventos adversos e segurança na assistência de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. [online], v.68, n.1, p. 144-154, 2015.

FRANCOLIN, Lucilena et al. Gerenciamento da segurança do paciente sob a ótica dos enfermeiros. Rev. esc. enferm. USP [online], v.49, n.2, p. 277-283, 2015.

FREITAS, Juliana Santana de et al. Qualidade dos cuidados de enfermagem e satisfação do paciente atendido em um hospital de ensino. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online], v.22, n.3, p. 454-460, 2014.

GRIFFITHS, Peter. Nurses’ Shift Length and Overtime Working in 12 European Countries The Association With Perceived Quality of Care and Patient Safety. Medical Care [online], v. 52, n.11, p. 975-981, November/2014.

MONTEIRO, Cintia; AVELAR, Ariane; PEDREIRA, Mavilde. Interrupções de atividades de enfermeiros e a segurança do paciente: revisão integrativa da literatura. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online], v.23, n.1, p. 169-179, 2015.

OLIVEIRA, Roberta Meneses et al. Evaluating the intervening factors in patient safety: focusing on hospital nursing staff. Rev. esc. enferm. USP [online], v.49, n.1, p. 104-113, 2015.

QUES, Ángel; MONTORO, César; GONZALEZ, María. Fortalezas e ameaças em torno da segurança do paciente segundo a opinião dos profissionais de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online], v.18, n.3, p. 339-345, 2010.

REDE BRASILEIRA DE ENFERMAGEM E SEGURANÇA DO PACIENTE. Estratégias para segurança do paciente: Manual para Profissionais da Saúde. Porto Alegre: PUCRS, 2013.

YOSHIKAWA, Jamile Mika et al. Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente. Acta paul. enferm. [online], v.26, n.1, p. 21-29, 2013.