Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Larissa Lima Moulin, Daniele Vieira Dantas, Rodrigo Assis Neves Dantas, Millâny Kivia Pereira Soares, Izabelle Cristine Tarquinio de Carvalho, Roberta de Lima Cavalcanti, José Joandson de Souza dos Santos, Sabrina Daiane Gurgel Sarmento, Kezauyn Miranda Aiquoc, Jéssica Cristhyanne Peixoto Nascimento

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


Introdução: Segundo Cunha (2010), a educação permanente envolve práticas educacionais que visam melhorar e atualizar a capacidade do indivíduo, oportunizando o desenvolvimento profissional e sua participação eficaz na vida institucional. Essa ação é de extrema importância para aperfeiçoar habilidades, adquirir novos conhecimentos e entender o modo de aliar a teoria com a prática no ambiente ao qual o profissional de saúde está inserido. De acordo com Silva (2004), os profissionais de enfermagem desempenham importante papel nas ações assistenciais, orientação e educação preventiva, visando o autocuidado e facilitando a reintegração social do paciente. Objetivos: Identificar a importância do planejamento das ações de educação permanente para profissionais de enfermagem, segundo a literatura científica. Método: Pesquisa bibliográfica, realizada em outubro/2015, nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, utilizando os descritores “educação continuada”,  “enfermagem”, “ações”. Selecionaram-se 11 artigos, publicados no Brasil, entre 1998 e outubro de 2015, disponível em português e textos completos. Resultados: Para que a ação proposta pela educação permanente seja eficaz, deve-se planejar e adaptar os novos conhecimentos que serão apresentados aos profissionais de enfermagem à realidade a qual estão inseridos. Além disso, a educação permanente deve ser planejada seguindo as estratégias: avaliação das necessidades da equipe, proposição de metas e objetivos, avaliação da ação proposta segundo os recursos disponíveis e análise dos resultados das atividades educativas. A educação permanente deve abranger conteúdos que podem ser encontrados na realidade dos profissionais de enfermagem, no cotidiano dos plantões e nos setores que estão inseridos. A base conceitual deve ser apresentada visando à transformação da identidade profissional e a integração da teoria com a prática. Conclusão: A educação permanente de enfermeiros e sua equipe é imprescindível para que possam realizar uma assistência sistematizada e segura, buscando a reabilitação de pacientes e prevenção de agravos.


Palavras-chave


Educação continuada; Enfermagem; Ações

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