Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
ROMPENDO PARADIGMAS: A PRODUÇÃO DO CUIDADO INTEGRAL NO AMBULATÓRIO PEDIÁTRICO
Cilanea Costa, Cecilya Mayara Lins Batista, Claudio Orestes Britto Filho, Danielle Cristina Gomes, Micarla Priscila Silva Dantas, Rayane Santos Lucena, Silvana Alves Pereira

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


O presente relato tem o objetivo de apresentar a proposta do ambulatório de pediatria do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), situada na região do trairi, a partir do olhar dos residentes multiprofissionais. Recentemente, a consulta em pediatria se tornou cenário de prática para a equipe de residência médica e multiprofissional que participam junto com o pediatra, estudantes de medicina, paciente e seu familiar/acompanhante. O referido ambulatório consiste na realização de consultas voltadas para o público infantil e adolescente, atendendo demandas de puericultura, acompanhamento de crianças portadoras de necessidades especiais, portadoras do HIV/AIDS, crianças sindrômicas e demandas de baixa complexidade. A consulta é conduzida pelo médico, que apresenta o caso clínico, e à medida em que o familiar ou o paciente relata suas queixas, os demais profissionais participam, ou quando o próprio pediatra convida as demais áreas a complementar nas orientações e condutas a fim de buscar a melhor terapêutica, bem como os acompanhamentos para as especialidades e exames que se fizerem necessários. Neste sentido, observa-se que a consulta tem possibilitado o constante processo de ensino-aprendizagem, porém, identifica-se nesse espaço grande potencial para realização de uma consulta multiprofissional que não tenha apenas a figura do médico como centro, haja vista as demandas que se apresentam abrangendo outras áreas, o que reforça a importância de se trabalhar na perspectiva da visão ampliada de saúde, que percebe os sujeitos a partir das suas determinações, que na saúde se expressam através dos fatores biológicos, socioeconômicos, culturais e ambientais, situando a promoção, proteção e recuperação da saúde como via de superação da medicalização da vida social e do modelo hospitalocêntrico de produzir saúde. Compreende-se que este espaço de produção acadêmica e profissional está em construção, sendo redesenhadas novas formas de produzir saúde dentro de uma perspectiva transdisciplinar pautada do cuidado integral. É oportuno frisar que a busca por esse novo formato surgiu a partir das necessidades que emergiram com a participação da equipe de residentes multiprofissional ao perceberem aa necessidades de saúde da população que tem muitas das suas requisições reprimidas em face da fragilidade da atenção em alguns níveis do sistema de saúde.

Palavras-chave


Formação Profissional em Saúde; Assistência Hospitalar; Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Lei Orgânica da Saúde. Lei n.º8080 de 19 de setembro de 1990 – Brasília, 1991.

_____. Política Nacional de Humanização. Ministério da Saúde – Secretaria Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

______. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência de média e alta complexidade no SUS. Brasília: CONASS, 2007a.

MENDES, E. V. Um novo paradigma sanitário: a produção social da saúde. 2. Ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

PAIM, J. S. O que é o SUS? Coleção Temas em Saúde, Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2009.