Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Educação Permanente em Saúde: uma estratégia de gestão para refletir e construir processos de trabalhos na atenção básica do município de Pau dos Ferros
Patricia Leite Santos, Edmilson Araujo

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


A educação em saúde pode ser entendida como um processo amplo na educação, que proporciona a construção de espaços importantes na veiculação de novos conhecimentos e práticas na saúde. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (EPS) lançada pelo Ministério da Saúde através da Portaria 198, de fevereiro de 2004, possibilita a identificação das necessidades de formação e de desenvolvimento dos trabalhadores da área da saúde e a construção de estratégias e processos que qualifiquem a atenção e a gestão em saúde, fortalecendo o controle social com o objetivo de produzir um impacto positivo sobre a saúde individual e coletiva da população. Essa estratégia foi adotada pela gestão do município de Pau dos Ferros, cidade localizada no interior do Estado do Rio grande do Norte, através de projeto de qualificação dos profissionais da atenção básica, viabilizado através da parceria com o Grupo de Estudos em Saúde Coletiva (GESC) do Departamento de Ciências Biomédicas / Faculdade de Ciências da Saúde da UERN. O projeto teve inicio no segundo semestre de 2014, para todos os trabalhadores e gestores da Atenção Básica à Saúde de Pau dos Ferros, contou com uma carga horária de 60 (sessenta) horas, com metodologia participativa de composição de grupos, encontros presenciais, atividades de dispersão (à distância) e proposição de temas geradores: Atenção Primária à Saúde: conceitos e abordagens ; O Sistema Único de Saúde e as Redes de Atenção à Saúde; Humanização, Acolhimento e gestão da Clínica Atenção Básica; Princípios e Diretrizes da Atenção Básica, fazendo parte da iniciativa de instituir uma política de educação permanente e valorização do trabalhador no município e tendo como objetivos: refletir sobre temas centrais à organização da Atenção Básica à Saúde; Discutir/Construir estratégias para a qualificação do trabalho na Atenção Básica à Saúde; e Instrumentalizar os trabalhadores da Atenção Básica para realização de atividades específicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Palavras-chave


Educação Permanente; Qualificação; Gestão do Trabalho