Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Arte na Roda: estratégia interdisciplinar de promoção da saúde numa maternidade escola no Nordeste do Brasil
Juliana Cristina Torres de Azevedo, Mariana Carvalho da Costa, Amália Claudia Facundo de Brito

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


A arte é um dos pilares da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde, sendo considerada como meio de inter-relação e expressão de sentimentos. Na criação artística, os indivíduos podem construir um mundo próprio a partir do rearranjo dos elementos da realidade, numa gênese de singularidades que emergem do/no grupo. Como prática dialógica no trabalho e na cogestão de coletivos, a Roda de Conversa consiste em um recurso terapêutico – preconizado pelo Ministério da Saúde – que favorece o exercício do pensar compartilhado. Nesta direção, uma equipe formada por assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional, atua no setor de ginecologia da Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal/RN/Brasil, utilizando a arte como instrumento facilitador da expressividade nas Rodas de Conversa. As intervenções realizam-se, desde o segundo semestre de 2015, semanalmente, por meio de colagens, desenhos livres, stencil, mosaico, pinturas compondo uma colcha de retalhos a partir de relatos de histórias de vida das usuárias, numa integração de saberes.

Por meio da observação participante, contínua e qualitativa, verificou-se: reconciliação de conflitos; elaboração de sofrimento e dor; construção de novas percepções; desenvolvimento da solidariedade e integração entre as pacientes; capacidade de empatia; empoderamento das usuárias; envolvimento dos familiares e acompanhantes; humanização das práticas de cuidados e intervenções interdisciplinares.

O ambiente hospitalar pode provocar sentimentos ambíguos, além do distanciamento social e a fragilização dos vínculos familiares, identificou-se no recurso da arte, inserida na Roda de Conversa, uma ferramenta complementar no tratamento e promoção da saúde, possibilitando a transformação de elementos da realidade em novas configurações. Ao dar livre curso às expressões das imagens internas, o sujeito ao mesmo tempo em que as modela, transforma a si mesmo, inserindo-se na realidade de maneira nova. A atuação interdisciplinar, no setor de ginecologia de uma maternidade, mostrou-se possível e com efeitos positivos tendo em vista a complexidade e a diversidade de demandas emergentes neste contexto.

Palavras-chave


roda de conversa; arte; interdisciplinaridade; promoção da saúde; mulheres.