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A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: O PAPEL DO ENFERMEIRO COMO EDUCADOR
Última alteração: 2015-10-25
Resumo
INTRODUÇÃO: as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são tidas como locais onde se prestam assistência qualificada especializada, independentemente dos mecanismos tecnológicos utilizados serem cada vez mais avançados. Esse setor é constituído de um conjunto de elementos, destinados ao atendimento de pacientes críticos que exijam assistência médica e de enfermagem ininterruptas. A educação continuada é um processo dinâmico de ensino-aprendizagem, destinado a atualizar e melhorar a capacitação de indivíduos, face à evolução científico-tecnológica, às necessidades sociais e aos objetivos e metas institucionais. O enfermeiro intensivista é o principal gestor de cuidados aos pacientes, além de coordenador e responsável pela equipe de enfermagem, atua como educador nas práticas que visam à melhoria do cuidado. OBJETIVOS: é identificar, na literatura científica, o papel do enfermeiro na educação permanente em UTIs, caracterizando a importância desta educação. MÉTODO: pesquisa bibliográfica, realizada em outubro de 2015, nas bases de dados BDENF, LILACS e SciELO. Para a seleção dos estudos foram estabelecidos os critérios de inclusão/exclusão: foram incluídos artigos científicos que abordassem a temática, disponíveis em português e textos completos, através dos descritores “unidade de terapia intensiva”, “educação”, “educação em saúde” e “enfermagem”. Foram excluídos os artigos repetidos nas bases de dados, bem como resumos e publicações em outros idiomas. RESULTADOS: foram incluídos 15 artigos científicos, dos quais a maioria era do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, publicados entre 2006 e 2012. Após a análise dos dados verificou-se que a educação continuada precisa ser considerada como parte de uma política global de qualificação dos trabalhadores, centrada nas necessidades de transformação, tendo como objetivo levar para o setor de trabalho a atuação crítica e reflexiva desta prática, tornando-a tecnicamente competente e compromissada com a qualidade da assistência. O enfermeiro assume a responsabilidade de desenvolvimento de processos educativos e de capacitação oportunos frente às carências e dificuldades apresentadas por sua equipe. CONCLUSÃO: os estudos mostram a relevância da educação permanente como estratégia fundamental para alcançar de forma eficaz os resultados esperados, a fim de auxiliar os profissionais a tomarem decisões mais acertadas, melhorar o cuidado de enfermagem e aperfeiçoar o tratamento dado aos pacientes.
Palavras-chave
Unidade de Terapia Intensiva; Educação; Educação em Saúde; Enfermagem.
Referências
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