Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: O PAPEL DO ENFERMEIRO COMO EDUCADOR
Millany Kivia Pereira Soares, Rodrigo Assis Neves Dantas, Daniele Vieira Dantas, Ellen de Fátima Lima Vasconcelos, Izabelle Cristine Tarquinio de Carvalho, Jéssica Cristhyanne Peixoto Nascimento, José Joandson de Souza Dos Santos, Larissa Lima Moulin, Roberta de Lima Cavalcanti, Sabrina Daiane Gurgel Sarmento

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


INTRODUÇÃO: as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são tidas como locais onde se prestam assistência qualificada especializada, independentemente dos mecanismos tecnológicos utilizados serem cada vez mais avançados. Esse setor é constituído de um conjunto de elementos, destinados ao atendimento de pacientes críticos que exijam assistência médica e de enfermagem ininterruptas. A educação continuada é um processo dinâmico de ensino-aprendizagem, destinado a atualizar e melhorar a capacitação de indivíduos, face à evolução científico-tecnológica, às necessidades sociais e aos objetivos e metas institucionais. O enfermeiro intensivista é o principal gestor de cuidados aos pacientes, além de coordenador e responsável pela equipe de enfermagem, atua como educador nas práticas que visam à melhoria do cuidado. OBJETIVOS: é identificar, na literatura científica, o papel do enfermeiro na educação permanente em UTIs, caracterizando a importância desta educação. MÉTODO: pesquisa bibliográfica, realizada em outubro de 2015, nas bases de dados BDENF, LILACS e SciELO. Para a seleção dos estudos foram estabelecidos os critérios de inclusão/exclusão: foram incluídos artigos científicos que abordassem a temática, disponíveis em português e textos completos, através dos descritores “unidade de terapia intensiva”, “educação”, “educação em saúde” e “enfermagem”. Foram excluídos os artigos repetidos nas bases de dados, bem como resumos e publicações em outros idiomas. RESULTADOS: foram incluídos 15 artigos científicos, dos quais a maioria era do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, publicados entre 2006 e 2012. Após a análise dos dados verificou-se que a educação continuada precisa ser considerada como parte de uma política global de qualificação dos trabalhadores, centrada nas necessidades de transformação, tendo como objetivo levar para o setor de trabalho a atuação crítica e reflexiva desta prática, tornando-a tecnicamente competente e compromissada com a qualidade da assistência. O enfermeiro assume a responsabilidade de desenvolvimento de processos educativos e de capacitação oportunos frente às carências e dificuldades apresentadas por sua equipe. CONCLUSÃO: os estudos mostram a relevância da educação permanente como estratégia fundamental para alcançar de forma eficaz os resultados esperados, a fim de auxiliar os profissionais a tomarem decisões mais acertadas, melhorar o cuidado de enfermagem e aperfeiçoar o tratamento dado aos pacientes.

Palavras-chave


Unidade de Terapia Intensiva; Educação; Educação em Saúde; Enfermagem.

Referências


GODINHO, Jannaina Sther Leite; TAVARES, Claudia Mara de Melo. A Educação Permanente em Unidades de Terapia Intensiva: um artigo de revisão. Online Brazilian Journal of Nursing [online]. 2009, vol.8, n. 2.

KOIZUMI, Maria Sumie et al. Educação continuada da equipe de enfermagem nas UTIs do município de São Paulo. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1998, vol.6, n.3, pp. 33-41. ISSN 1518-8345.

LINO, Margarete Marques; CALIL, Ana Maria. O ensino de cuidados críticos/intensivos na formação do enfermeiro: momento para reflexão. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 777-783. ISSN 1980-220X.

SILVA, Milena Froes da; CONCEIÇÃO, Fabiana Alves da; LEITE, Maria Madalena Januário. Educação continuada: um levantamento de necessidades da equipe de enfermagem. Arq Bras Ciên Saúde, Santo André, v.34, n. 1, p. 15-21, Jan/Abr 2009.