Tamanho da fonte:
A educação como estratégia de fortalecimento para a gestão de recursos humanos em saúde
Última alteração: 2015-10-26
Resumo
Este trabalho versa sobre o Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, ofertado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvido na modalidade de Educação à Distância, no ano de 2013, em todos os estados da região Nordeste do Brasil e no Distrito Federal (DF). O referido curso de pós-graduação tem o propósito de qualificar os processos de gestão de recursos humanos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) através da capacitação de profissionais que atuam nas dimensões política e administrativa das Secretarias de Saúde. O curso teve como base pedagógica a metodologia da problematização, possibilitando ao aluno voltar-se para a sua realidade de trabalho e buscar soluções factíveis para transformá-la. Porém, será que os alunos concluintes do curso se sentem qualificados para melhorarem os processos de trabalho e de gestão das instituições em que atuam? Este trabalho destaca parte da pesquisa realizada, pela coordenação do curso, junto aos alunos, na perspectiva de avaliar o curso. Tratou-se de um estudo exploratório, com uma abordagem qualitativa. Para coletar os dados, utilizou-se um questionário com perguntas abertas, aplicado durante o encontro de encerramento do já citado curso em 2014. Do total de 578 alunos matriculados, 335 responderam o instrumento de coleta, havendo uma maior participação de alunos do Rio Grande do Norte (RN), com 99 respondentes. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica da Análise de Conteúdo, utilizando o procedimento da categorização. A maioria dos respondentes (99,7%) afirmou que o curso contribuiu para aprimorar a sua prática profissional, com destaque para os seguintes aspectos: acesso a novos conhecimentos sobre a gestão; utilização de instrumentos de gestão do trabalho e da educação na instituição; percepção do papel do gestor para a transformação da realidade; estímulo à aproximação da gestão ao usuário e ao trabalhador e reflexão sobre a importância do trabalho em equipe. Acredita-se que a realização desse estudo foi importante para avaliar o processo de ensino-aprendizagem do curso, na perspectiva de aperfeiçoá-lo cada vez mais. Ademais, será preciso monitorar as contribuições proporcionadas para que haja, de fato, o fortalecimento da rede de gestão do trabalho e da educação no SUS.
Palavras-chave
recursos humanos; educação em saúde; gestão em saúde.