Última alteração: 2015-11-05
Resumo
Descrição da experiência: A Equipe de Saúde da Família (ESF) desenvolve ações que buscam a promoção e prevenção da saúde no espaço de cuidado privilegiado para o conhecimento das necessidades de saúde e de atuação multiprofissional. Estas ações contribuem para a nutrição através do incentivo a prática de aleitamento materno e alimentação complementar saudável com atividades estimulantes e fundamentais no contexto da atenção básica em saúde. No intuito de promover a integração dos profissionais da ESF na UBS Dr. Helênio Gurgel no município de Mossoró-RN, relatamos a experiência em incentivar o aleitamento materno e alimentação complementar saudável através de gincana educativa. Favorecendo-se o desenvolvimento de atividades a cerca da prática da amamentação e alimentação complementar contando com o apoio da equipe por meio de execução de tarefas pontuadas. A equipe empenhou-se na promoção de espaços para que, bem mais do que cumprimento da tarefa, fossem fundamentais para os usuários terem a oportunidade de discutir o aleitamento materno e nutrição infantil como requisitos básicos na promoção e proteção da saúde, bem como as implicações e desafios desta prática para a saúde da mãe e da criança.
Resultados alcançados: Cada tarefa a ser realizada exigia planejamento de estratégias de execução que melhor se adequasse a realidade do serviço e da comunidade. Aproveitaram-se os vários momentos do acompanhamento materno e infantil, como exemplo, coleta do teste do pezinho, vacinação de rotina, acompanhamento C e D, pré-natal e salas de espera. Diante dos indicadores e dos relatos ouvidos nas rodas e atendimentos, o desenvolvimento de atividades lúdicas e criativas potencializaram a informação em saúde e geraram efeitos mais concretos nas atitudes de promoção e prevenção para os profissionais e para os usuários.
Repercussões da experiência: A equipe de saúde colabora com a construção de estratégias para a atenção materna, infantil e familiar com iniciativas que circundam os princípios da educação permanente em saúde e com base em metodologias que ativem reflexão e prática para o cuidado e autocuidado em saúde. As dificuldades em promover estas atividades estão ligadas as habilidades profissionais e recursos financeiros para a construção das didáticas.Palavras-chave
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde. Caderno de educação popular e saúde. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 84 p.
BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 4. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. GABINETE DO MINISTRO. Portaria GM/MS Nº 1.459 de 24 de junho de 2011, Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS - a Rede Cegonha.
Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. GABINETE DO MINISTRO. Portaria GM/MS Nº 1.920 de 05 de setembro de 2013, Institui a Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.