Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Incentivo ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável por meio de uma gincana educativa
Kélia Wenia de Freitas Pereira Rebouças, Antônia Agslene Agripino, Ivana Conceição Porto Moraes, Janielly Mendonça Silva de Lima, Rosangela Diniz Cavalcante

Última alteração: 2015-11-05

Resumo


Descrição da experiência: A Equipe de Saúde da Família (ESF) desenvolve ações que buscam a promoção e prevenção da saúde no espaço de cuidado privilegiado para o conhecimento das necessidades de saúde e de atuação multiprofissional. Estas ações contribuem para a nutrição através do incentivo a prática de aleitamento materno e alimentação complementar saudável com atividades estimulantes e fundamentais no contexto da atenção básica em saúde. No intuito de promover a integração dos profissionais da ESF na UBS Dr. Helênio Gurgel no município de Mossoró-RN, relatamos a experiência em incentivar o aleitamento materno e alimentação complementar saudável através de gincana educativa. Favorecendo-se o desenvolvimento de atividades a cerca da prática da amamentação e alimentação complementar contando com o apoio da equipe por meio de execução de tarefas pontuadas. A equipe empenhou-se na promoção de espaços para que, bem mais do que cumprimento da tarefa, fossem fundamentais para os usuários terem a oportunidade de discutir o aleitamento materno e nutrição infantil como requisitos básicos na promoção e proteção da saúde, bem como as implicações e desafios desta prática para a saúde da mãe e da criança.

Resultados alcançados: Cada tarefa a ser realizada exigia planejamento de estratégias de execução que melhor se adequasse a realidade do serviço e da comunidade. Aproveitaram-se os vários momentos do acompanhamento materno e infantil, como exemplo, coleta do teste do pezinho, vacinação de rotina, acompanhamento C e D, pré-natal e salas de espera. Diante dos indicadores e dos relatos ouvidos nas rodas e atendimentos, o desenvolvimento de atividades lúdicas e criativas potencializaram a informação em saúde e geraram efeitos mais concretos nas atitudes de promoção e prevenção para os profissionais e para os usuários.

Repercussões da experiência: A equipe de saúde colabora com a construção de estratégias para a atenção materna, infantil e familiar com iniciativas que circundam os princípios da educação permanente em saúde e com base em metodologias que ativem reflexão e prática para o cuidado e autocuidado em saúde. As dificuldades em promover estas atividades estão ligadas as habilidades profissionais e recursos financeiros para a construção das didáticas.

Palavras-chave


Educação em saúde; Estratégia de Saúde da Família; Alimentação saudável na primeira infância.

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Caderno de educação popular e saúde. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 84 p.

BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 4. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. GABINETE DO MINISTRO. Portaria GM/MS Nº 1.459 de 24 de junho de 2011, Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS - a Rede Cegonha.

Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. GABINETE DO MINISTRO. Portaria GM/MS Nº 1.920 de 05 de setembro de 2013, Institui a Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.