Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
PERFIL NUTRICIONAL DE NATALENSES ATENDIDOS NA USF DE SOLEDADE II
Emiliane Gonçalves

Última alteração: 2015-10-26

Resumo



(INTRODUÇÃO) Estudos mostram que as altas prevalências de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis são esclarecidas em sua maioria, pelo elevado consumo de dietas ricas em gorduras, alimentos refinados, diminuição do consumo de carboidratos complexos e fibras, e mudanças do estilo de vida, com aumento do sedentarismo (Anzolin;et al,2010). O Guia alimentar para população brasileira (2015) sugere que a alimentação das famílias brasileiras tenham como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar os ultras processados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes). O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil nutricional dos natalenses atendidos na USF Soledade II.(METODOLOGIA) O estudo foi do tipo descritivo e contou com uma amostra de 35 Indivíduos, compostos por 08 crianças, 16 adultos, e 11 idosos, de ambos os sexos. Para a avaliação antropométrica das crianças utilizou-se O parâmetro antropométrico índice de massa corpórea (IMC x IDADE), pela equação: peso/estatura², foi classificado de acordo com as curvas de crescimento para crianças Brasileiras, segundo o escore z (OMS,2007).  Para a avaliação dos adultos/idosos Foram mensurados peso e estatura para a classificação do índice de massa corporal (IMC). O consumo alimentar Foi avaliado através da aplicação dos Marcadores de Consumo Alimentar da Vigilância Alimentar e Nutricional.(RESULTADOS) De acordo com o IMC a maior parcela das crianças avaliadas 50%, foram diagnosticadas com IMC adequado para idade em contrapartida 25% apresentaram-se com sobrepeso e  25% com risco de sobrepeso. Os adultos foram apontados com os maiores índices de sobrepeso e obesidade 19% e 69% respectivamente. Os idosos apresentaram-se com 64% de excesso de peso. Foi observado em relação aos Marcadores de Consumo Alimentar que, todos os adultos/idosos afirmaram realizar, no mínimo, as três refeições principais diárias. Já sobre o consumo alimentar no dia anterior da entrevista a ingestão de feijão foi representativo para 83%, verduras e legumes 72%, as frutas 69%. Em relação ao consumo de alimentos ultraprocessados foi relatado o não consumo no dia anterior a entrevista de macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado (72%) hambúrguer ou embutidos (60%), bebidas açucaradas (60%), biscoito recheado, doces ou guloseimas (59%). Avaliando o consumo infantil das, crianças de 0 á 01 ano, estavam em aleitamento materno exclusivo (62%), em aleitamento materno predominante (25%) e por fim alimentação complementar (13%).(CONCLUSÃO) A maior parte dos adultos/idosos foram diagnosticados com excesso de peso. Foi observado participação de alimentos com baixo valor nutricional, com alto teor de gorduras ou açúcares simples e baixo conteúdo de fibras, porém o consumo diário deste grupo não foi superior ao encontrado para alimentos reguladores como hortaliças e frutas, fontes de vitamina e minerais. 

Palavras-chave


PERFIL NUTRICIONAL; ANTROPOMETRIA/CONSUMO ALIMENTAR; NATALENSES USF SOLEDADE II ;

Referências



ANZOLIN, C. et al. Intervenções nutricionais em escolares. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v.23, n.4, p.297-306, 2010.
SILVA PINTO; C. et al. Prevalência de excesso de peso e obesidade abdominal, segundo parâmetros antropométricos, e associação com maturação sexual em adolescentes escolares Prevalence of overweight and abdominal obesity. Cad. saúde pública, v. 26, n. 9, p. 1727-1737, 2010.