Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
SENSIBILIZAÇÃO E HABILITAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO A PRIMEIROS SOCORROS E O PAPEL DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA: UM RELATO
José Joandson Souza dos Santos, Rodrigo Assis Neves Dantas, Daniele Vieira Dantas, Roberta Lima Cavalcanti, Izabelle Tarquinio Carvalho, Ellen Fátima Lima Vasconcelos, Kezauyn Miranda Aiquoc, Livia Maria Nunes Henriques, Sabrina Daiane Gurgel Sarmento, Jéssica Cristhyanne Peixoto Nascimento, Larissa Lima Moulin, Myllâny Kivia Pereira Soares

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


INTRODUÇÃO: Os Serviços de Atendimento Móveis de Urgência, conhecidos como SAMU 192, caracterizam-se pela prestação do socorro à população nos casos de urgência e emergência, garantindo atendimento precoce, adequado ao ambiente pré-hospitalar e ao acesso ao Sistema de Saúde (BRASIL, 2006). Partindo do pressuposto que a população em geral é tida como público alvo dos atendimentos prestados pelo SAMU, torna-se relevante esclarecer a eles como este serviço funciona, na intenção de que os usuários consigam identificar situações de risco, a necessidade de solicitar atendimento e que informações disponibilizar, além de conscientizar para a correta utilização do recurso (MOTA, 2013). A falta de conhecimento da população acarreta inúmeros problemas, como a manipulação incorreta da vítima e a solicitação às vezes desnecessária do socorro especializado em urgência e emergência (FIORUC et al, 2008). OBJETIVO: sensibilizar escolares, professores e pais sobre a importância do SAMU 192 do Rio Grande do Norte (SAMU 192 RN), simultaneamente, desenvolver, habilidades técnicas e comportamentais para atuar diante de situações de urgência como primeiros respondentes. MÉTODO: O Projeto Samuzinho RN está sendo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU 192 RN. O público alvo são alunos, professores e pais em escolas da rede municipal de ensino do município de Macaíba/RN. Nos encontros, são realizadas várias atividades como aulas teóricas e práticas, oficinas, gincanas de reconhecimento de materiais, simulação realísticas (teatros), aprendizado baseado em equipes, problematizações, bem como visitas das estruturas física do SAMU 192 RN. RESULTADOS: os resultados parciais estão surgindo com grande efeito na melhor participação dos alunos no ambiente escolar, procuram obter melhores notas para poderem dar continuidade nos trabalhos com os profissionais do SAMU. Além disso, acredita-se que a questão da conscientização e formação desses jovens e professores, em relação ao processo de trabalho do SAMU irá diminuir a excessiva quantidade de “trotes” recebidos diariamente no SAMU do Rio Grande do Norte.  CONCLUSÃO: conclui-se que, alunos, educadores e pais estão tendo oportunidade de trabalhar juntos os novos conhecimentos em primeiros socorros sem desconsiderar suas histórias, ambiente e trajetórias, e consequentemente, se tornarão agentes multiplicadores do aprendizado em suas comunidades e defensores do SAMU, contribuindo para a valorização do serviço, minimizando, consequentemente os casos de trotes e suas implicações para a sociedade.


Palavras-chave


Educação; Assistência Pré-Hospitalar; Primeiros Socorros.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de atenção às urgências / Ministério da Saúde. – 3. ed. ampl. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006. 256 p.: il. – (Série E. Legislação de Saúde). Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_urgencias_3ed.pdf> Acesso em: 06 set. 2015.

MOTA, L. L.. Instrumento educativo para escolares sobre temas de atenção às urgências na perspectiva dos profissionais do serviço de atendimento móvel de urgência. 2013. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão do Cuidado em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/122732/325614.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 05 set. 2015.

FIORUC, B. E. et al. Educação em saúde: abordando primeiros socorros em escolas públicas no interior de São Paulo. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2008; v. 10, n. 3, p. 695-702. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a15.htm>.Acesso em: 05 set.2015.