Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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EDUCAÇÃO CONTINUADA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA MELHOR QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA
Izabelle Cristine Tarquinio de Carvalho, Rodrigo Assis Neves Dantas, Daniele Vieira Dantas, Millâny kivia Pereira Soares, Larissa Lima Moulin, Roberta de Lima Cavalcanti, Sabrina Daiane Gurgel Sarmento, Ellen de Fátima Lima Vasconcelos, Jéssica Cristhyanne Peixoto Nascimento, José Joandson de Souza dos Santos, Karen Rayara Bezerra Lima, Kezauyn Miranda Aiquoc

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


Introdução: educação continuada é definida como o conjunto de experiências subsequentes à formação inicial, que permite ao profissional manter, aumentar ou melhorar sua competência com o desenvolvimento de suas responsabilidades. A adoção de estratégias e programas de educação continuada constitui um elemento fundamental na melhoria dos serviços prestados em saúde. Objetivos: discutir sobre a importância da capacitação dos profissionais nos serviços de saúde como estratégia para melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente/usuário. Método: trata-se de uma revisão da literatura, realizada em outubro de 2015. A pesquisa foi realizada na BVS nas bases de dados SciELO, LILACS e MEDLINE e no portal CAPES, utilizando os descritores “Educação continuada”, “Serviços de saúde” e “Qualidade da assistência à saúde”. Foram selecionados 18 trabalhos científicos, utilizando os seguintes critérios de inclusão: trabalhos disponível em texto completo, na língua portuguesa ou com tradução disponível, publicados nos últimos 5 anos. Resultados: após a análise dos artigos selecionados, constatou-se que a educação continuada ocorre por meio de cursos, eventos, oficinas, reuniões, problematização entre outras formas de aprendizagem, direcionada para equipe multidisciplinar em saúde. As atividades de capacitação tornam os profissionais mais participativos e amplia a capacidade e competência técnico-cientifica. Devem visar às transformações das práticas profissionais e a organização do trabalho tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações (OLIVEIRA et al, 2011). Para Marques et al (2012) a educação continua é necessária para melhoria do atendimento ao usuário, tendo em vista que a mesma melhorar a humanização e o cuidado prestado pelo profissional de saúde. Porém em seu estudo Barbosa (2014) constatou que a educação continuada é vista por muitos profissionais apenas como comprimento de normas institucionais. Conclusão: a educação continuada em saúde age na melhoria da atuação profissional, tendo em vista que as práticas em saúde estão continuamente se renovando através das descobertas cientifica, nesse sentido, a torna importante tanto para o profissional, quanto para o paciente/usuário, que recebe o cuidado.


Palavras-chave


Educação continuada; Serviços de Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde

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