Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
GRUPO FOCAL PARA ANÁLISE DE CONTEÚDO DO DIAGNÓSTICO RISCO DE ÚLCERA POR PRESSÃO
ANA BEATRIZ DE ALMEIDA MEDEIROS, ANA LUISA BRANDÃO DE CARVALHO LIRA

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


Descrição da experiência: grupo focal representa uma técnica de coleta de dados que promove ampla problematização e discussão sobre determinado tema ou foco por meio de interação grupal1. Essa técnica operacionalizou a análise de conteúdo por especialistas, segunda parte do processo de validação do diagnóstico de enfermagem Risco de úlcera por pressão2. A análise conceitual, realizada na primeira etapa do estudo, foi discutida em um grupo focal com sete enfermeiras integrantes de um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrandas e mestres que apresentavam experiência no desenvolvimento de pesquisas e publicações sobre diagnósticos de enfermagem. A realização do grupo focal se deu em quatro encontros durante os meses de maio a julho de 2015. Os encontros aconteciam nas salas dos grupos de pesquisa da pós-graduação em enfermagem da referida Universidade. Resultados alcançados: os especialistas discutiram, em grupo focal, sobre o material previamente elaborado pela pesquisadora, a inclusão de determinados dados clínicos como componentes do diagnóstico de enfermagem Risco de úlcera por pressão, as definições conceituais e operacionais construídas para cada indicador e a avaliação da definição do diagnóstico construído. A definição conceitual para o diagnóstico Risco de úlcera por pressão que inicialmente era: Risco de ruptura da integridade da pele por isquemia tecidual ocasionada por pressão ou pressão em combinação com cisalhamento, passou a ser, após discussão no grupo focal: Vulnerabilidade de rompimento da integridade da pele como resultado da isquemia tecidual ocasionada por pressão ou pressão em combinação com cisalhamento. Alguns fatores de risco tiveram seus rótulos alterados, como por exemplo: Incontinência passou a ser Incontinência urinária e/ou fecal; Baixos escores totais da escala de Braden passou a ser Baixos escores totais da escala de Braden (adulto ≤ 16 ou idoso  ≤ 18); Subnutrição do tecido celular passou a ser Hipoperfusão tecidual. O fator de risco Imobilidade foi acrescentado. Fatores de risco foram excluídos por se inserirem em outros mais abrangentes. Repercussões da experiência: Tratou-se de uma experiência nova e muito válida para a operacionalização do processo de análise de conteúdo por especialistas, reduzindo o tempo de realização e facilitando a realização da segunda etapa do processo de validação diagnóstica.


Palavras-chave


Diagnóstico de enfermagem; Úlcera por pressão; Fatores de risco.

Referências


  1. Backes DS et al. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O mundo da saúde. 2011;35(4):438-42.

 

2. Lopes MVO, Silva VM, Araújo TL. Methods for establishing the accuracy of clinical indicators in predicting Nursing Diagnoses. International Journal of Nursing Knowledge. 2012;23(3).