Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
GESTAR OU FUMAR? ESTUDO DE UM CASO ONDE O CRACK VENCE E A VIDA PERDE
Francijane Diniz de Oliveira, Isabel Cristina Oliveira Sobral, Cristiane de Barros Santos, Arthur Granajeiro do Nascimento, Claudia lenize pereira galvao da silva

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


A década de noventa foi marcada pela chegada de uma droga, que disseminou - se rapidamente em locais socialmente excluídos, o crack, demandando uma preocupação cada vez maior dos profissionais da saúde com o seu uso abusivo. O uso de drogas na população em geral deve envolver uma equipe multiprofissional em busca da redução de danos. Essa droga quando associada a gravidez pode trazer consequências graves para mãe e filho e faz-se necessário uma abordagem multiprofissional para atingir um cuidado pré-natal satisfatório. O presente estudo trata-se de um relato de experiência quanto ao cuidado multiprofissional a uma gestante que faz uso abusivo de crack. A gestante tem 27 anos, está na sua sétima gestação, usuária de crack há aproximadamente 5 anos e sem adesão ao acompanhamento pré-natal em gestações anteriores. Além disso, vive em um ambiente domiciliar tensionado por violências intrafamiliar e posicionado geograficamente próximo ao ponto de venda do entorpecente. Diante do exposto, uma abordagem multiprofissional se fez necessária no caso relatado. As consultas e visitas domiciliares se fizeram compartilhadas com a equipe NASF da residência multiprofissional integrada em saúde da família da Universidade de Pernambuco, o que proporcionou uma clínica ampliada para além da gestação e o uso do crack. O acompanhamento se deu prioritariamente na tentativa de evitar risco de morte para binômio mãe e filho. O atendimento foi realizado sem a necessidade prévia de agendamentos, seu acolhimento se dava sempre que a gestante procurava o serviço e através da construção de um fluxograma analisador pôde-se traçar uma linha de cuidado onde os riscos mais eminentes pudessem ser averiguados. Como resultado desta reunião de forças teve-se a formação de uma rede de cuidado para além da UBS, articulada com os serviços de alta complexidade e coordenação de programas de assistência especializada. Alguns avanços foram alcançados, a construção do vínculo entre os residentes e a gestante é uma potencialidade conquistada, assim como a articulação com serviços de média e alta complexidade. Entretanto, são grandes os desafios a serem enfrentados como a árdua tarefa de cuidar de pessoas que, com todos os esforços, não aceitam o cuidado da equipe e a complexa atenção que a situação demanda sobre o futuro das filhas que vivem num ambiente perturbador e violento.


Palavras-chave


Efeitos de drogas; Gravidez; Cuidado Pré - Natal

Referências


Abuso e dependência: crack. Rev. Assoc. Med. Bras.,  São Paulo ,  v. 58, n. 2, p. 138-140, Apr.  2012 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302012000200008&lng=en&nrm=iso>. access on  10  Oct.  2015.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302012000200008.