Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS NO VER-SUS-AM: UM PREPARO PARA O PROFISSIONAL
janielle brasil marinho

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


O ver-sus-AM na qual é um estágio de vivencias em que integra acadêmicos de diversas disciplinas e que oferece uma oportunidade de conhecer melhor os serviços de saúde para que enquanto acadêmicos seja entendido enquanto principio educativo permitindo formação de futuros profissionais empenhados com a ética e necessidades de saúde da população em geral. Objetivo: proporcionar aos acadêmicos um diagnóstico situacional de municípios integrados ao SUS-Sistema Único de Saúde e Conhecer o funcionamento dos programas inseridos no SUS. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, observacional do tipo relato de experiência descrito pela acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas – UEA durante a vivência do VER-SUS-AM realizado no município de Presidente Figueiredo-AM. Resultados: a vivencia do VER-SUS durante uma semana possibilitou uma interação entre diversos cursos da área da saúde como a Enfermagem, medicina e odontologia. Durante a semana de estágio com o apoio da secretaria de saúde realizamos uma visita a todos os pontos da área da saúde do município de Presidente Figueiredo como o Hospital, as UBS, Epidemiologia, Vigilância Sanitária, NASF. Assim, a cada dia realizávamos uma visita em cada setor e isso proporcionou uma experiência única não só como acadêmicos da saúde mas, também como clientes do SUS na qual todos fazem parte e fez com que compreendêssemos que o serviço de saúde não está perfeito mas, observamos que realmente funciona de forma integrada em que todos estão inclusos. Conclusão: a participação no projeto fez com que conhecêssemos realmente a realidade do SUS no município de Presidente Figueiredo dialogando com o grupo de sete pessoas e no final de cada visita realizávamos um dialogo no grupo falando sobre o SUS E AS visitas realizadas e isso nos fortaleceu enquanto acadêmicos e futuros profissionais de saúde.


Palavras-chave


experiencia, graduação.

Referências


MATTOS, Ruben Araujo de. Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e a humanização das práticas de saúde. Interface (Botucatu),  Botucatu ,  v. 13, supl. 1, p. 771-780,  2009.