Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Criação do Mapa da Saúde Interativo em uma Unidade de Saúde da Família de Natal/RN
Isac Davidson Santiago Fernandes Pimenta, Iago Souza da Silva, Vivianni Barros Wanderley, Talita Damiana dos Santos Maciel, Samara Sybelle de Araújo Nobre Santos, Tatyana Maria Silva de Souza Rosendo, Ana Tânia Lopes Sampaio, Grasiela Piuvezam

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


Descrição da Experiência: Este trabalho teve como objetivo elaborar um mapa da saúde interativo da Unidade de Saúde da Família de Nazaré, Natal/RN. Para isso, utilizamos a plataforma virtual e livre Google Maps® na construção do mapa. O uso desta ferramenta foi motivado pela fácil disponibilização do mapa na internet, sendo possível o seu acompanhamento por toda a coletividade sob a área de abrangência da unidade. Além, ressalta-se o ambiente colaborativo propiciado pela plataforma, onde os seus dados podem ser atualizados pelos usuários e demais interessados o que traz a interatividade ao mapa.

Resultados Alcançados: Mapeamos a área aproximada do Distrito Sanitário Oeste, a área de abrangência da Unidade de Saúde da Família de Nazaré e referenciamos a unidade e a sede do distrito. Referenciamos 3 instituições privadas conveniadas ao SUS, bem como 2 instituições públicas conveniadas ambas de alta complexidade. Foram referenciados 8 serviços de média complexidade, 18 aparelhos sociais, 3 micro-áreas da ESF e áreas de risco. A cada uma das marcações foi atribuída uma legenda, com serviços disponíveis, telefone e endereço.

Repercussões da Experiência: Após a construção, o mapa foi disponibilizado para o distrito sanitário responsável pela unidade e para a gerência da unidade, com objetivo de oferecer uma ferramenta dinâmica para o planejamento das ações de saúde. Também como efeito desta experiência, pretende-se expandir o mapeamento para toda Natal e disponibilizar estes mapas na Sala de Informação Estratégica em Saúde de Natal, RN.


Palavras-chave


Mapeamento Geográfico; Planejamento em Saúde; Atenção à Saúde

Referências


Brasil. Decreto 7.508 de 28 de Junho de 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm>.  Acesso em: 1 de Junho de 2015.

BATISTELLA, Carlos; MOKEN, Maurício. Vigilância em Saúde. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/vigsau.html> . Acesso em: 08 de Junho de 2015.

Vigilância Epidemiológica. Disponível em: <http://www.sjc.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_epidemiologica.aspx>. Acesso em: 08 de Junho de 2015.

Prefeitura Municipal do Natal. Secretaria Municipal de Saúde. (Re)desenhando a Rede de Saúde na Cidade do Natal / Secretaria Municipal de Saúde de Natal. Natal, RN, 2007. Disponível em: <http://www.natal.rn.gov.br/sms/paginas/File/desenho_de_rede_sms.pdf>. Acesso em: 10 de Junho de 2015.

Prefeitura Municipal do Natal. Secretaria Municipal de Sáude. Sala de Informação Estratégica em Saúde. Disponível em: <http://www.natal.rn.gov.br/salasituacao/>. Acesso em: 14 de maio de 2015.