Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONSTRUINDO UM DIÁLODO COM A COMUNIDADE
SHIRLE͍ZE MARIANE PERIRA SANTOS, FLÁVIA RAYONARA SANTANA DA SILVA, JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


INTRODUÇÃO: A qualidade e o sucesso dos profissionais formados pelas universidades dependem diretamente de uma formação sistêmica interdependente, baseado no equilíbrio e harmonia. “A missão pública da educação superior é formar cidadãos profissional e cientificamente competentes, bem como comprometidos com o desenvolvimento social do país” (CALDERON, 2007, p. 58). Assim, o conhecimento não restringindo apenas aqueles que estão dentro dos muros das academias “a educação tem caráter permanente. OBJETIVO: O presente trabalho almeja expor a importância da extensão universitária na formação acadêmica dos graduando da área da saúde. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que foram utilizados artigos de revistas e bases de dados online entre os anos 1993 a 2013. Foram pesquisados artigos que abordassem a “extensão universitária”, sua importância para a comunidade e seu papel na formação acadêmica. RESULTADO: A extensão universitária é, na realidade, um ensino vivo, uma forma de interação que deve existir entre a universidade e a comunidade na qual está inserida. É levar conhecimentos adquiridos em sala de aula para fora dela, levando práticas, técnicas e ensinamentos de uma assistência humanizada, auscultatória, entre outros, que tragam resolubilidade e empoderamento a sociedade, seja ainda como discente ou profissional de saúde. Os graduandos tem a oportunidade de socializar os conhecimentos de que é detentora, com a comunidade e ao mesmo tempo aprender com o contato e interação com as pessoas que vivem os problemas os quais eles irão intervir. Assim o conhecimento não restringindo apenas aqueles que estão dentro dos muros das academias. Portanto, a universidade deve estar inserida permanentemente na comunidade, realizando a troca de experiências, assimilando, revendo valores e prioridades que permitam que a população se identifique como sujeito de sua própria história, proporcionando consequentes mudanças das condições de vidas, superando, assim, problemas sociais encontrados na própria comunidade (LIMA, 2003). CONCLUSÃO: Podemos concluir que a formação acadêmica universitária embasada na extensão enriquece o valor dos futuros profissionais da saúde e uma melhor qualidade e resolutividade na assistência as comunidades. A universidade possui um grande potencial de transformação social e pode ser compreendida como um ambiente de formação de profissionais, com capacidade de construir atividades voltadas para melhorias da qualidade de vida da sociedade.


Palavras-chave


Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Distribuição Espacial da População, Universidades.

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