Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
VILA, VELHICE E VIDA: O ENCONTRO DO ENVELHECIMENTO DA VILA DE PONTA NEGRA.
Laisa Carla Vale

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


Introdução: O envelhecimento é um processo dinâmico, no qual suas ações derivam de atitudes pessoais e culturais em diferentes sociedades, determinando regras sociais para a pessoa idosa na comunidade e na família (UCHOA et al, 2004). Estima-se que em 2025 o Brasil ocupara o sexto lugar quanto ao contingente de idosos, alcançando cerca de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Essas mudanças da população que envelhece no Brasil, são acompanhadas das alterações do perfil epidemiológico na medida em que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) aumentam em detrimento da estabilização e/ou diminuição das doenças infecto contagiosas, é parte dessa realidade atual. O incremento das doenças crônicas implicara a necessidade de adequações das políticas sociais, particularmente aquelas voltadas para atender as crescentes demandas nas áreas da saúde, previdência e assistência social (MENDES, 2011). Objetivos: Celebrar o Dia Nacional do idoso na perspectiva do envelhecimento saudável; Promover diálogos com a população dessa faixa-etária mediante abordagens interdisciplinares. Metodologia: Profissionais da Unidade de Saúde de Ponta Negra e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila de Ponta Negra e outras instituições locais se uniram e realizaram o planejamento para o encontro se desse em duas manhãs, com uma programação abrangendo envelhecimento saudável, políticas publicas sociais, Estatuto do Idoso, Maus-tratos, atividade físicas, cuidados com a pele e principais demências, além de apresentações culturais e entrega de brindes para os participantes. Resultados: Foram dois dias de intensas reflexões sobre o envelhecimento, com a participação de 94 inscritos, entre idosos, cuidadores e profissionais de saúde. Nas atividades culturais a poesia, a música, a dança circular, a zumba, pastoris se fizeram presente e movimentou a todos. Conclusão: Consideramos, portanto, que essa experiência tem uma importância ao se debater os caminhos do envelhecimento da Vila de Ponta Negra na qual a ESF junto as diversas organizações sociais coloca em prática as diretrizes de acolhimento, de intersetorialidade, promovendo saúde com uma equipe multidisciplinar.


Palavras-chave


(idoso; saúde; interdisciplinares)

Referências


UCHOA ET AL. Envelhecimento e Saúde: experiência e construção cultural. In: MINAYO, Maria Cecilia de S. COIMBRA JUNIOR, Carlos E. A. (Org) Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro. FIOCRUZ, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Cadernos de Atenção Básica, n. 36. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php>. Acesso em: 4 jul. 2015.