Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
MENINAS QUE VI CRESCER
Meine Siomara Alcântara

Última alteração: 2015-10-25

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como premissa reorganizar a atenção básica em saúde seguindo os princípios do SUS. O PSF foi instituído no município de Natal no ano de 1998, teve na Unidade de Saúde da Família (USF)de Felipe Camarão II uma das três pioneiras na implantação desse programa, conjuntamente com as Unidades de Guarapes e Cidade Nova. A presente experiência consistiu de uma exposição de fotos de um grupo de adolescentes que nasceram no ano da implantação da ESF na USF de Felipe Camarão II,  acompanhadas pelas equipes,, no Pré-Natal, e pelo  Crescimento e Desenvolvimento (CD) infantil até o ano de 2013, data do aniversário da ESF no município de Natal. Objetivos: Caracterizar o perfil e a percepção de adolescentes que participaram da mostra fotográfica “Meninas que Vi Crescer”.  Descrever a experiência da mostra fotográfica “Meninas que Vi Crescer”. Metodologia: Na primeira etapa foi feito o mapeamento das adolescentes que estavam completando 15 anos durante o ano de 2013. Na segunda, realizou-se a inscrição das adolescentes e foi solicitada aos responsáveis a assinatura do Termo do Consentimento para se utilizar a imagem das meninas, aplicado um questionário para caracterizar o perfil dos sujeitos participantes e investigar suas percepções acerca de alegrias, tristezas e sonhos. A terceira etapa se refere à sessão de fotos. A quarta foi a Vernissage da Mostra para divulgação no bairro. Resultados: As meninas nasceram e vivem há 15 anos no bairro, todas fizeram o acompanhamento do CD quando eram bebês na USF Felipe Camarão. A maioria mora com os pais e irmãos, porém uma mora com a mãe e outra com a mãe e um irmão. Todas  frequentam a escola, 06 (seis) fazem o ensino fundamental e as outras 06 (seis) se encontram no ensino médio, como também 06 (seis) tem como religião o catolicismo, sendo as demais evangélicas. Em relação as suas alegrias, destacam-se momentos de festividades como aniversário, festas de Natal e Ano Novo, direcionado ao núcleo familiar.  A Vernissage da exposição aconteceu na USF. Entregues os porta-retratos e os CDs às meninas.  Neste dia, para cada sala se trabalhou  os ciclos de vida na prevenção e promoção à saúde. Conclusão:   A Exposição tornou se itinerante, ela já foi exposta em Natal, Brasília e Montevidéo.  Está experiência faz acreditar que com o passar dos anos criamos vínculos com essas famílias, e que somos capazes de acolher e valorizar cada ser humano que atendemos no nosso cotidiano.

 


Palavras-chave


Cuidado, vínculo, arte em saúde.

Referências


BUSS, P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciências e Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, 2000, p. 163-177.

OLIVEIRA, A. R. S. M; ALCÂNTARA, M. S; SILVA, R. C. Contos, Cantos e Encantos de Felipe Camarão: histórias do PSF. 3. ed. São Paulo: WB, 2010. p. 182.

OLIVEIRA, Neuma Lúcia de. Práticas educativas e integralidade na saúde da família: um estudo etnográfico. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.