Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
Um projeto inovador para a população do Campo: Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase no Campo.
Islândia Batista do Silva, Evelyn Costa do Nacimento, Dayanne de Barros Bezerra, karla Myrelle Paz de Souza, Tatiana dos Reis Raiol, Flávia Dagmary Nunes de Araújo Jucá, Maria Angelita de Lucena

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


A saúde no campo é um tema que vem sendo pauta de diversas discussões, a política voltada para o campo foi instituída pela portaria nº 2866 de 2011, que vem sendo elaborada desde 2005 pelo Grupo Terra, dando como fruto a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e mais recentemente das águas, tornando-se um grande avanço nesse debate.

A política é considerado um marco histórico na Saúde por reconhecer as condições e os determinantes sociais da população do campo e da floresta no que concerne o processo saúde/doença dessas populações. Tendo como vista o reconhecimento de que a saúde é determinada pelas condições econômicas, sociais, culturais e ambientais em que vivem as comunidades.

Esse cenário contribui, direta e indiretamente para a construção de ações e programas que tenham como foco a saúde dessa população, desse modo, foi idealizado a Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase no Campo ligado à Universidade de Pernambuco como um projeto de residência direcionada ao público do campo, somando ensino e serviço de saúde.

O projeto iniciou em março de 2015, com duração de 2 anos, tem por objetivo formar pós graduandos em Saúde do Campo, contando com 10 especialidades ligados as áreas da saúde como:assistente social, educador fisico, enfermeira, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista, odontólogos, psicólogo, terapeuta ocupacional, veterinária, que podem ter a escolha de morar nas comunidades do projeto como forma de imersão, reconhecimento do território e promoção de saúde.

A residência vem trabalhando em conjunto com as Unidade de Saúde da Família (USF) e Núcleo de Apoio a Estratégia de Saúde da Família (NASF), o Movimento sem Terra (MST) e as comunidades Quilombolas no município de Caruaru e Garanhuns (PE) respectivamente, a atuação desses profissionais se concentram nas áreas de assentamentos e zona rural em Caruaru. Já em Garanhuns, o território de atuação são as comunidades quilombolas. A Residência vem para se somar com a rede de saúde desses municípios com a proposta de trabalhar saúde e a participação social dessas comunidades.

O impacto que essa residência trará sobre as comunidades está sendo de curto a longo prazo, por se tratar de uma residência pioneira no Brasil, que vem se moldando conforme as demandas e necessidades de cada território de atuação para que possa tornar possível o acesso equânime da população do campo aos serviços de saúde.

 

 

 


Palavras-chave


Internato não Médico; Política de saúde; Zona Rural

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa.,1. ed.; 1. reimp. , Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.48 p. : il.

Buss, P.M e Filho, A.P. A Saúde e seus Determinantes Sociais. Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):77-93, 2007