Última alteração: 2016-01-20
Resumo
Trata-se de uma análise quantitativa alicerçada aos dados do sistema Epi Info, que objetiva compreender o que motiva a incompletude das informações provindas dos boletins de acidente de trânsito no âmbito do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, bem como explicitar a potencialidade desses dados enquanto instrumento basilar nas ações de vigilância em saúde para o Núcleo de Vigilância em Saúde (NUVISA) do referido hospital. Após acompanhamento à investigação, notificação diária e análise desses boletins, elucidou-se que a completude dos dados viabilizam a comunicação permanente entre os diversos setores do hospital, transmite informações facilitadoras ao planejamento, tomada de decisões gerenciais e, sobretudo, promove a qualidade das notificações no sistema Epi Info. Desse modo, atribui-se ao registro que contempla todas as informações extrema relevância, pois traduz o relacionamento a assistência prestada.
Palavras-chave
Referências
SOUSA, P.A.F.; DAL SASSO, G.T.M.; BARRA, D.C.C. Contribuições dos registros eletrônicos para a segurança do paciente em terapia intensiva: uma revisão integrativa. Texto Contexto Enfermagem, v. 21, n. 4, p. 971-979, 2012.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde Brasil 2005: uma análise da situação de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2005.
MOREIRA, C. M. M. Completude dos dados do Programa de Controle da Tuberculose no Sistema de Informação de Agravos de Notificação no Estado do Espírito Santo, Brasil: uma análise do período de 2001 a 2005. 2008, pg. 225-229.
GOLDBAUM, M. Epidemiologia e serviços de saúde. Cad. Saúde Pública. Rio deJaneiro, 12(Supl. 2):95-98, 1996.