Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA INCOMPLETUDE DAS INFORMAÇÕES NOS BOLETINS DE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM BASE NOS DADOS DO SISTEMA EPI INFO NO ÂMBITO DO HOSPITAL MONSENHOR WALFREDO GURGEL
José Leonardo Pontes de Lima

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


Trata-se de uma análise quantitativa alicerçada aos dados do sistema Epi Info, que objetiva compreender o que motiva a incompletude das informações provindas dos boletins de acidente de trânsito no âmbito do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, bem como explicitar a potencialidade desses dados enquanto instrumento basilar nas ações de vigilância em saúde para o Núcleo de Vigilância em Saúde (NUVISA) do referido hospital. Após acompanhamento à investigação, notificação diária e análise desses boletins, elucidou-se que a completude dos dados viabilizam a comunicação permanente entre os diversos setores do hospital, transmite informações facilitadoras ao planejamento, tomada de decisões gerenciais e, sobretudo, promove a qualidade das notificações no sistema Epi Info. Desse modo, atribui-se ao registro que contempla todas as informações extrema relevância, pois traduz o relacionamento a assistência prestada.

 


Palavras-chave


Insuficiência das informações, boletins de atendimento de trânsito, acidente de trânsito.

Referências


SOUSA, P.A.F.; DAL SASSO, G.T.M.; BARRA, D.C.C. Contribuições dos registros eletrônicos para a segurança do paciente em terapia intensiva: uma revisão integrativa. Texto Contexto Enfermagem, v. 21, n. 4, p. 971-979, 2012.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde Brasil 2005: uma análise da situação de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2005.

MOREIRA, C. M. M. Completude dos dados do Programa de Controle da Tuberculose no Sistema de Informação de Agravos de Notificação no Estado do Espírito Santo, Brasil: uma análise do período de 2001 a 2005.  2008, pg. 225-229.

GOLDBAUM, M. Epidemiologia e serviços de saúde. Cad. Saúde Pública. Rio deJaneiro, 12(Supl. 2):95-98, 1996.