Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
O NASF COMO ESTRATÉGIA DE APOIO A LINHA DE CUIDADO PARA A POPULAÇÃO OBESA DO MUNICÍPIO DE GOIANINHA-RN
Ana Luiza Morais Pinheiro, Rachel Morais Cordeiro, Iluska Godeiro Targino Cabral, Nailton José Brandão de Albuquerque Filho, Ana Carolina Campos Torres, Ângela Gertrudes Souza Küng, Aquilles Jafferson Philipe Rudson R. Delano Zandoque de Oliveira Costa Melo, Erika Suenya Gomes Cordeiro, Juliana Suzana Nascimento de Silva, Laércio Cosme da Silva, Manoel Roberto Honório Barbosa Filho, Paula Fernanda Cabral Freire

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) do município de Goianinha/RN iniciou-se em Janeiro de 2010 com a necessidade de se ampliar o quadro de profissionais em atividade nas unidades de saúde. É composto por 12 profissionais de saúde sendo um Assistente Social, um Farmacêutico, um Fonoaudióloga, um Terapeuta Ocupacional, duas Nutricionistas, dois Educadores Físicos, duas Psicólogas e dois Fisioterapeutas.

O Rio Grande do Norte é o estado da Região Nordeste com o maior índice (prevalência) de pessoas com sobrepeso (58,3%) e obesidade (21,1%) (IBGE, ano). Nesta perspectiva, vimos à necessidade de implantação de uma linha de cuidado para pessoas com obesidade dentro do nosso município. De acordo com o levantamento realizado nas 12 Estratégias de Saúde da Família, pudemos contatar que o município conta com 407 obesos entre os grau I, II e III.

A implantação da linha de cuidado ao paciente obeso surgiu através da necessidade de monitoramento pelo município dos pacientes que estavam na fila de espera para cirurgia bariátrica realizada pelo Hospital Universitário Onofre Lopes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Vale salientar ainda que na sétima região de saúde não existe uma linha de cuidado para este fim.

No município de Goianinha existem seis pacientes na fila de espera sem acompanhamento e garantia de que estejam aptos à realização da cirurgia. A partir dos dados levantados e tendo em vista essa fila de espera, o NASF percebeu a necessidade de realizar ações com a vigilância sanitária e atenção especializada de prevenção de usuários com obesidade para que não cheguem à necessidade de uma cirurgia bariátrica e de preparação para quem vai ser submetido ao procedimento.

A nossa linha de cuidado foi dividida em ações de promoção (Realizar sensibilização e busca ativa dos pacientes com Índice de Massa Corporal [IMC] elevado; encaminhar a população obesa para os grupos de reeducação alimentar, atividade física e terapêutico desenvolvidos pelo NASF), prevenção (Realizar reuniões de conscientização com os vendedores do Centro Comercial do município; realizar oficina sobre plantio e cultivo de hortas; intermediar a vinda do Programa Cozinha Brasil do SESI para o Município) e recuperação (Realizar acompanhamento interdisciplinar pelo Nutricionista, Psicóloga, Fonoaudióloga e Dentista da atenção especializada) do paciente obeso.

Palavras-chave


Obesidade; Vigilância em Saúde; Reedução alimentar

Referências


BRASIL. Cabernos de Atenção Básica: Diretrizes NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família.  Brasil: Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica, 2009.

BRASIL. Cadernos de Atenção Básica: Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Volume 1: Ferramentas para gestão do e para o trabalho cotidiano. Brasilia: Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica, 2014.

BRASIL. Cabernos de Atenção Básica: Estratégia para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica. Obesidade. Brasilia: Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica, 2014.