Última alteração: 2015-10-28
Resumo
Objetivou-se neste estudo relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem em uma ação educativa com abordagem lúdica sobre segurança do paciente na perspectiva da administração de medicamentos. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em um hospital privado no município de Natal – RN, em parceria com o núcleo de educação permanente da referida instituição. Utilizou-se como instrumento de trabalho uma ação educativa em saúde executada em Junho de 2015 durante a disciplina de Estágio Supervisionado II: o processo de trabalho do enfermeiro na rede hospitalar. O método utilizou-se da abordagem lúdica e a exposição dialogada sobre a temática. A atividade foi dividida em dois momentos, o primeiro dirigido ao público geral do hospital, o qual incluiu profissionais da saúde, pacientes e visitantes e o segundo direcionado à equipe de enfermagem a fim de reconhecer a importância da segurança do paciente na administração de medicamentos. O primeiro momento aconteceu no hall central do hospital no qual foi montado um estande com banners informativos sobre os nove certos na administração de medicamentos e uma caixa com perguntas relacionadas à temática. O segundo momento contemplou a visita das acadêmicas em nove setores do hospital, com foco da ação na equipe de enfermagem presente nas enfermarias. A ação promoveu socialização e discussão sobre as práticas das ações de segurança do paciente em especial na administração de medicamentos. Avalia-se a vivência oportuna e exitosa, já que o tema da prática assistencial segura dever ser uma questão transversal e multiprofissional, além de envolver o cidadão na sua segurança e promover a inclusão do tema no ensino.
Palavras-chave
Referências
- ANVISA. Ministério da Saúde. Segurança do Paciente e Qualidade dos Serviços de Saúde. Brasília-DF, Jan-Jul, 2011.
- SILVA, A.E.B.C. Segurança do paciente: desafios para a prática e a investigação em Enfermagem. Rev. Eletr. Enf. [Internet], v.12, n.3, p. 422, 2010.