Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
SEGURANÇA DO PACIENTE NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Amanda Barbosa da Silva Barbosa, Helouíse Thainá da Silva Macêdo Silva, Priscila Ferreira da Costa Ferreira, Danielly Isabel Gomes de Lima Gomes, Jucimar França Vilar Lima França

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


Objetivou-se neste estudo relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem em uma ação educativa com abordagem lúdica sobre segurança do paciente na perspectiva da administração de medicamentos. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em um hospital privado no município de Natal – RN, em parceria com o núcleo de educação permanente da referida instituição. Utilizou-se como instrumento de trabalho uma ação educativa em saúde executada em Junho de 2015 durante a disciplina de Estágio Supervisionado II: o processo de trabalho do enfermeiro na rede hospitalar. O método utilizou-se da abordagem lúdica e a exposição dialogada sobre a temática. A atividade foi dividida em dois momentos, o primeiro dirigido ao público geral do hospital, o qual incluiu profissionais da saúde, pacientes e visitantes e o segundo direcionado à equipe de enfermagem a fim de reconhecer a importância da segurança do paciente na administração de medicamentos. O primeiro momento aconteceu no hall central do hospital no qual foi montado um estande com banners informativos sobre os nove certos na administração de medicamentos e uma caixa com perguntas relacionadas à temática. O segundo momento contemplou a visita das acadêmicas em nove setores do hospital, com foco da ação na equipe de enfermagem presente nas enfermarias. A ação promoveu socialização e discussão sobre as práticas das ações de segurança do paciente em especial na administração de medicamentos. Avalia-se a vivência oportuna e exitosa, já que o tema da prática assistencial segura dever ser uma questão transversal e multiprofissional, além de envolver o cidadão na sua segurança e promover a inclusão do tema no ensino.


Palavras-chave


Segurança do paciente; Cuidados de enfermagem; Risco

Referências


  1. ANVISA. Ministério da Saúde. Segurança do Paciente e Qualidade dos Serviços de Saúde. Brasília-DF, Jan-Jul, 2011.
  2. SILVA, A.E.B.C. Segurança do paciente: desafios para a prática e a investigação em Enfermagem. Rev. Eletr. Enf. [Internet], v.12, n.3, p. 422, 2010.