Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

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Integração ensino-serviço como elemento indutor de melhorias nos serviços públicos de saúde
Flávia Christiane de Azevedo Machado, Sylvyo André Morais Medeiros Dias, Válbia Marinho, Zulmira Marques de Oliveira, Regina Célia Damasceno, Thomas Diniz Papa, Eugenio Saraiva Ramos, Crispim Elias Campos Junior, Josilayne Medeiros da Silva, Leandro Marcelo Fauda, Raimundo Damião da Silva Neto, Soraia Costa da Silva

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


A Atividade Interativa Interdisciplinar II da UFRN deve viabilizar aos discentes dos cursos de medicina, odontologia e enfermagem, a vivência da Atenção Primária à Saúde para suscitar o encantamento pelo Sistema Único de Saúde.  Para tanto, os estudantes organizados em grupos tutoriais (GT) se inserem em projetos e ações desenvolvidas nas unidades de saúde da família (USF), cenário das práticas. Os conteúdos da disciplina são trabalhados na lógica do Arco de Maguerez1 para propiciar a identificação de pontos-chave onde haja governabilidade para intervir e contribuir com o serviço. Este relato traz a experiência do GT da USF Santarém que identificou a acessibilidade como um ponto-chave ao analisarem que a sinalização deficiente, informações desencontradas do “Posso ajudar?” e marcação de fichas sem hora agendada comprometiam o trabalho. No “Posso ajudar?”, um agente comunitário de saúde fica em uma mesa na entrada da unidade dando informações quanto ao funcionamento da mesma. Assim, seria um meio de driblar a sinalização deficiente. Porém, não há uma sistematização de informações relativas às quatro áreas da USF. Quanto a marcação de consultas, percebeu-se que a ausência de hora marcada repercutia na insatisfação do usuário quanto ao tempo de espera e induzia um ambiente desfavorável em meio a concentração de usuários, ocasionando barulho e desconforto. Assim, o GT resolveu: revitalizar os quadros de avisos com sinalizações específicas dos avisos semanais, diários e perenes; consolidar informações das quatro áreas para melhoria do “Posso ajudar?” e instituir a consulta com hora marcada. Porém, os preceptores alertaram que a hora agendada não seria facilmente aceita, definindo o GT a estratégia de compor um questionário para identificar a satisfação dos usuários e responsividade da Unidade Santarém frente à acessibilidade. Após aplicação, os resultados serão apresentados aos profissionais da USF em uma reunião para, diante das colocações do usuário, público-alvo do serviço, sensibilizar a equipe quanto a efetividade da medida em prol da qualidade do serviço. Este questionário está em processo de aplicação. Portanto, uma disciplina comprometida em “criar” meios de mobilizar competências do saber, do saber ser e do saber fazer e instituir o trabalho vivo em saúde pode suscitar experiências positivas de fomento à pesquisa.

 

Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Aprendizagem; Serviços de Integração Docente-Assistencial.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Aprendizagem; Serviços de Integração Docente-Assistencial.

Referências


1-Colombo AA, Berbel NAN. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semin., Ciênc. Soc. Hum. 2007; 28(2): 121-146.