Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
ENTENDIMENTO DAS MÃES ACERCA O ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Tayná Nogueira de Macêdo, Fernanda Aparecida Soares Malveira, Akemi Iwata Monteiro

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (CD) infantil é a avalição integral à saúde da criança, o qual envolve um conjunto de ações voltadas para a recuperação, prevenção, proteção e promoção da saúde no período crítico e sensível da primeira infância. As mães do presente estudo, tem um conhecimento satisfatório sobre o acompanhamento do CD, elas são cientes dos benefícios que as consultas periódicas trazem a seus filhos, como a redução da mortalidade infantil. O presente estudo tem como objetivo, descrever o entendimento das mães sobre o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. É um estudo descritivo, qualitativo, tendo como referencial teórico-metodológico a pesquisa-ação. Participaram 14 mães, segundo os critérios de inclusão e exclusão da pesquisa, residentes da zona rural do município de Parazinho/RN. Os dados foram coletados entre maio e outubro de 2014, por meio de observação participante, diário de campo e entrevistas de grupo focal, e, analisados através da análise temática por categorização. O entendimento das mães acerca o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil é satisfatório, uma vez que o conhecimento sobre ações como medições antropométricas, alimentação, vacinação e vigilância no desenvolvimento da criança são referidas por elas como componentes deste acompanhamento. A partir do estudo percebe-se que as mães têm compreensão dos benefícios para seus filhos na ida a consulta do CD, tais como a redução da mortalidade infantil. Desse modo, elas buscam o melhor para a saúde de seus filhos. Com o entendimento satisfatório das mães sobre o acompanhamento do CD viabiliza o cuidado integral e holístico da criança. Diminui-se os índices de mortalidade infantil e trazem benefícios aos seus filhos, pois elas atuam como protagonistas no cuidado prestado as suas crianças.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Saúde da Criança; Cuidado da Criança

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde. 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonimia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

LIMA, K.Y.N. et al. Visão de mães sobre a humanização no atendimento da criança na atenção primária à saúde. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 18, n. 3, p. 546-551, jul./set. 2013

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo (SP): Cortez, 2011.