Última alteração: 2015-10-29
Resumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo descrever a ação Eu me amo, eu me cuido, realizada no município de Pedra Grande, no Rio Grande do Norte, realizada por um grupo de acadêmicos de medicina, a partir de um projeto apresentado como tarefa final da disciplina de Epidemiologia I, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante o semestre de 2015.1.Objetivo do projeto: realizar uma ação de promoção de saúde, sensibilizando e orientando as mulheres em relação à prevenção e proteção dos canceres de colo do útero e mama.Desenvolvimento:
O projeto eu me amo eu me cuido tem como proposta promover oficinas de educação popular em saúde, focando no desenvolvimento de atitudes de autocuidado, como autoexame de mama, consultas periódicas na unidade básica de saúde e entender os fatores de risco associados ao aparecimento dos canceres de mama e colo uterino. Ainda ofereceremos 80 mamografias através da ong amigos do peito, aferição de pressão arterial, medição de glicose, teste rápido de HIV, vacinação de HPV, orientação nutricional e encaminhamento para o exame de citologia oncótica. Também exibiremos um vídeo educativo que ficará de suporte para futuras atividades da equipe do Estratégia de Saúde da Família.Impactos: Esperamos que esta pratica demonstre a importância de transferir o discurso pedagógico da teoria para a prática transformando a comunidade em uma grande sala de aula, para tal são necessárias diversas atitudes a serem observadas, bem como inseri-las na prática educacional. Sensibilize as mulheres do município sobre a importância de procurar os serviços de saúde, uma vez que não basta apenas ter acesso ao serviço de saúde é necessário criar o costume procurar e utilizar o mesmo e por último motivar as equipes de estratégia da família demonstrando que ações simples podem oferecer grandes resultados mesmo em cidades com poucos recursos.
Resultados: Após a análise dos dados, foi observado que, no ano de 2013 no Rio Grande do Norte, as principais causas de óbitos femininos por neoplasias, segundo o capítulo de Neoplasias do CID-10, foram o câncer de mama, em primeiro lugar com 30%, e de colo de útero em terceiro lugar com 11%. Nesse sentido, por se tratarem de doenças com bom prognóstico quando diagnosticadas precocemente, o grupo se sensibilizou e produziu um vídeo educativo que orienta a respeito da importância do rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo de útero. O vídeo tem como o slogan “Eu me amo, eu me cuido”, e contou com a participação de 29 mulheres, entre 25 e 50 anos, de diferentes estados do Brasil. A experiência é uma estratégia de incentivo ao autocuidado que permitirá, assim que for lançado oficialmente, alertar ao público feminino sobre a possibilidade de realizar gratuitamente a mamografia e o exame Papanicolau através da rede do Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave
Referências
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