Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM EM UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE AMAMENTAÇÃO
Kátia Gianlupi, Ingrith Raphaelle Rodrigues Calças, Antonio Sales

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Introdução: A compreensão dos conceitos de ensino e aprendizagem é imprescindível para o entendimento do papel que a educação exerce na sociedade. Ensinar significa a simples transmissão de conhecimento; já a aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, revisão e construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos a serem aprendidos. Diante disso é possível identificar com mais clareza as intenções educativas segundo as três tipologias em que se classificam os conteúdos de aprendizagem. Antoni Zabala diferencia estes em três tipos, sendo eles: conteúdos factuais, procedimentais e atitudinais. Objetivo: Avaliar os conteúdos de aprendizagem presente em um material didático sobre amamentação do Ministério da Saúde. Metodologia: Nesta pesquisa foi empregada a análise de um material educativo da Campanha Nacional de Amamentação 2012 que faz parte das ações da estratégia Rede Cegonha, tendo como foco as tipologias de conteúdo de aprendizagem baseado em Zabala (2008). Esta foi composta por etapas de seleção do material, avaliação crítica, análise e interpretação, finalizando com uma síntese embasada no referencial teórico selecionado. Resultados: Entende-se que conteúdos factuais são o conhecimento de fatos e fenômenos, apresentando caráter descritivo e concreto. Sua aprendizagem se dá por meio de sua reprodução de forma literal, não sendo necessária sua compreensão. Os conteúdos procedimentais são um conjunto de ações ordenadas e dirigidas para a realização de um objetivo, sendo a exercitação múltipla elemento indispensável para o domínio deste. Quanto aos conteúdos atitudinais entende-se que são um grupo de valores, atitudes e normas. Conclusão: Diante dos conceitos expostos acima e a partir da análise do conteúdo apresentado no material, constatou-se que houve a valorização de forma similar de todos os tipos de conteúdos. As informações não verbais transmitidas pela mãe no ato de amamentar, conforme demonstra a figura, remetem ao estímulo para a repetição dessa atitude por outras mulheres. Em relação às orientações, essas utilizam-se de conteúdos conceituais e procedimentais, pois referenciam-se nos saberes científicos e na “amamentação” como um procedimento baseado em técnicas específicas.


Palavras-chave


Aprendizagem; Educação; Aleitamento Materno.

Referências



ANASTASIOU, L. G. C. Processo de Ensinagem na Universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 10a. ed. , 2012. v. 1000. 145p .

BRASIL. Ministério da Saúde. Sociedade Brasileira de Pediatria. Semana Mundial de Amamentação 2012. Brasília: MS, 2012.

 

MARTINS,  M. H. Palavra e imagem: um diálogo, uma provação. In: MARTINS, M. H. (org.). Questões de linguagem. 7a ed. São Paulo: Contexto, 2004, p. 95-105.

 

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2003.

 

SANTOS, S. dos.; SILVA, L. R. da. Linguagem visual e livro didático: contribuições para o desenvolvimento da leitura. Rev. Interdisciplinar, ano VIII, v. 19, n. 2, jul/dez. 2013.

 

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre (RS): Artmed, 2008.