Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE APOIO PARA ALCOOLISTAS E SEUS FAMILIARES DENTRO DA ESF RURAL
Olga Aparecida Kolomar Ferreira

Última alteração: 2014-11-09

Resumo


Este projeto tem objetivo à criação de um grupo de apoio as famílias que convivem com a dependência alcoólica, visando um trabalho junto à comunidade para a reabilitação do alcoolista. As reuniões ocorreram semanalmente com trocas de experiências entre os participantes, com início em maio de 2013 até o presente momento. Através dos encontros verificou a redução de consumo de álcool com as experiências trocadas. O grupo apresentou mudanças visíveis e as famílias passaram a ter uma concepção diferente em relação à dependência do álcool.

Foi realizado pela equipe de saúde da Estratégia de Saúde da Família rural de Vila Rica município de Vicentina MS em parceria com as igrejas evangélicas e profissionais da saúde e voluntários da comunidade ligados a movimentos de grupos que já faz trabalhos com as famílias que vivem esses conflitos.

Desenvolveu-se através de três passos:

1° Passo: buscou a compreensão da equipe sobre o problema da dependência alcoólica e o levantamento do número de alcoolista. Ocorreu em maio de 2013. Foi constatado através de visitas domiciliares dos ACS 56 pessoas com idade média de 30 a 40 anos de idade que faz uso continuo do álcool sendo de ambos os sexo, onde o numero maior de dependentes do sexo masculino. Através desses dados foi discutido na equipe o processo de reabilitação e recuperação.

No contato inicial com os familiares e alcoolistas em seus domicílios, estabeleceu-se um contato preliminar com a equipe e os voluntários, foi esclarecido às famílias o intuito do grupo, e como seriam os encontros semanais. E que a participação continua era necessária para alcançar os objetivos de se ter uma família preparada para lidar com o problema do álcool.

2° Passo: criou-se um grupo de ajuda aos alcoolistas, com profissionais da saúde, grupos religiosos, membros da comunidade que já exercem trabalhos voluntários.

3° Passo: através dos líderes comunitários e os agentes comunitários de saúde (ACS).foram realizado os convites aos alcoolistas e seus familiares

Após esse trabalho estabeleceu um contato preliminar com a equipe de saúde da ESF Rural e os voluntários. Foi esclarecido o intuito do trabalho qual o publico alvo os temas que seriam abordados e desenvolvidos, como seriam estes encontros e a importância da participação da família e do alcoolista.



Palavras-chave


Alcoolismo; Família; Grupo de apoio