Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: O QUE SABEM OS PROFISSIONAIS ATUANTES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILÍA
Ana Gabriela de Lima, Adriane Pires Batiston

Última alteração: 2014-11-09

Resumo


Objetivou-se, através deste trabalho, saber o quão conhecida é a atuação do fisioterapeuta no âmbito da Atenção Primária a Saúde, tendo em vista a pouca inserção do mesmo neste campo. Buscou-se coletar os dados com 315 profissionais atuantes nas Unidades Básicas de Saúde da Família, alocadas no distrito sul da cidade de Campo Grande-MS. A coleta de dados foi realizada através de um questionário auto-aplicavel, previamente estruturado e de forma anônima, contendo questões de múltipla escolha sobre o saber de cada um em relação a profissão. Os dados foram associados entre as diversas variáveis avaliadas e os diferentes profissionais, por meio do teste do qui-quadrado,teste exato de Fisher e de maneira estatística com nível de significância de 5%. Encontramos resultados satisfatórios com a pesquisa realizada, porém nota-se dados de extrema relevância aonde vemos que os profissionais atuantes na Atenção Primária a Saúde não sabem todas as potencialidades da profissão e pouquíssimas vezes atuam em conjunto com um fisioterapeuta, sendo assim acabam por desprezar potencialidades como prevenção, promoção e manutenção da saúde, tratando o profissional capaz de realizar ações puramente de maneira curativa e reabilitadora.


Palavras-chave


Fisioterapia; Atenção Primária a Saúde; Estratégia Saúde da Família

Referências


Sampaio, Rosana Ferreira. Promoção de saúde, prevenção de doenças e incapacidades: a experiência da fisioterapia/UFMG em uma unidade básica de saúde; Belo Horizonte, 2002.

Carvalho YM, Ceccim RB. Formação e educação em saúde: aprendizados com a Saúde Coletiva. In: Campos GWS. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; 2006.

Ferreira, Fabiana Cristina; SOUSA, Karina Prestupa de. Fisioterapia na Atenção Primária a Saúde- Revisão Bibliografica. São Paulo,2013.

Portes, L. H. et al. Atuação do fisioterapeuta na Atenção Básica à Saúde: uma revisão da literatura brasileira. Revista de APS, Juiz de Fora, 2011.

Regasson, C.A.P. et al. Atribuições do Fisioterapeuta no Programa de Saúde da Familia: Reflexões a partir da prática profissional. Experiência baseada na Residência em Saúde; Cascavel, 2004.

Freitas, MS. A atenção básica como campo de atuação da Fisioterapia no Brasil: as diretrizes curriculares resignificando a prática profissional [tese]. Rio de Janeiro, 2006.

Brasil, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Superior. Resolução CNE/CES4, de 19 de fevereiro de 2002.

Barbosa EG, Ferreira DLS, Furbino SAR. Experiência da fisioterapia no Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Governador Valadares, MG. Fisioter Mov. 2010.

Silva DJ, Ros MA. Inserção de profissionais de fisioterapia na equipe de saúde da família e Sistema Único de Saúde: desafios na formação. Cienc Saude Colet. 2007.

Brasil ACO, Brandão JAM, Silva MON, Gondim Filho VC. O papel do fisioterapeuta do programa saúde da família no município de Sobral - Ceará. Rev Bras Promoc Saude.2005

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em fisioterapia. In: Almeida, Márcio. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos universitários da área de saúde. Londrina: Rede Unida. 2003.

Rosa W, Labate R. Family Health Program: the construcion of a new care model. Rev. Lat. Am. Enfermagem; 2005.

Trelha CS, Silva D W, Iida LM, Fortes MH, Mendes TS. O fisioterapeuta no programa de saúde da família em Londrina (PR), Rev Esp Saude 2007.

Besen CB, Netto MS, Ros MA, Silva F W, Silva CG, Pires MF. A Estratégia Saúde da Família como Objeto de Educação em Saúde. Saúde e Sociedade; 2007.