Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
Saúde e Prevenção nas Escolas: experiência prática de acadêmicas de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Adriana da Silva Goulart, Adriana da Silva Goulart, Liz Araújo Rohr, Francielle Cristina Romanini, Marcella Crivellaro Subkowiaki, Leila Simone Foerster Merey

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


O Programa Saúde na Escola - PSE foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007 e surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde e educação de forma integrada.

Entre as ações do PSE encontra-se o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas- SPE que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

No âmbito municipal o programa é desenvolvido através da parceria da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Educação e 16ª. Coordenadoria Regional de Educação.A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul oferece como extensão universitária a oportunidade dos discentes se inserirem na realização das atividades desse programa, nas escolas públicas de Campo Grande, de acordo com as necessidades indicadas pelo Grupo de Trabalho Intersetorial.

O grupo passou por um momento de capacitação e atualmente está realizando atividades na Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes, onde primeiramente foi realizado o teste de acuidade visual- Snellen, com as crianças do pré II ao quarto ano; e no segundo momento deu início às atividades de promoção e prevenção a saúde com os alunos do oitavo ano B. Além de proporcionar a atenção integral para esses adolescentes, o projeto tem como objetivo transformá-los em adolescentes multiplicadores.

A experiência acadêmica em realizar o SPE enriquece o aprendizado, praticando a tríade ensino-serviço-comunidade, promovendo o bem-estar social e exercitando a prática em saúde, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados.

Um dos maiores desafios do projeto é o grupo ser capaz de desenvolver habilidades interpessoais para conquistar o público alvo,sendo necessário para alcançar os objetivos do mesmo.Outro fator importante para que isso aconteça é a receptividade da escola ao projeto,a qual vem sendo uma grande parceira, facilitando assim as ações.