Última alteração: 2014-11-08
Resumo
O Programa Saúde na Escola - PSE foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007 e surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde e educação de forma integrada.
Entre as ações do PSE encontra-se o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas- SPE que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
No âmbito municipal o programa é desenvolvido através da parceria da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Educação e 16ª. Coordenadoria Regional de Educação.A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul oferece como extensão universitária a oportunidade dos discentes se inserirem na realização das atividades desse programa, nas escolas públicas de Campo Grande, de acordo com as necessidades indicadas pelo Grupo de Trabalho Intersetorial.
O grupo passou por um momento de capacitação e atualmente está realizando atividades na Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes, onde primeiramente foi realizado o teste de acuidade visual- Snellen, com as crianças do pré II ao quarto ano; e no segundo momento deu início às atividades de promoção e prevenção a saúde com os alunos do oitavo ano B. Além de proporcionar a atenção integral para esses adolescentes, o projeto tem como objetivo transformá-los em adolescentes multiplicadores.
A experiência acadêmica em realizar o SPE enriquece o aprendizado, praticando a tríade ensino-serviço-comunidade, promovendo o bem-estar social e exercitando a prática em saúde, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados.
Um dos maiores desafios do projeto é o grupo ser capaz de desenvolver habilidades interpessoais para conquistar o público alvo,sendo necessário para alcançar os objetivos do mesmo.Outro fator importante para que isso aconteça é a receptividade da escola ao projeto,a qual vem sendo uma grande parceira, facilitando assim as ações.