Rede Unida, Encontro Regional Centro-Oeste 2014

Tamanho da fonte: 
A Residência Multiprofissional em Saúde no âmbito Materno e Infantil: A união do Objetivo e do Subjetivo em uma proposta de Acolhimento
Paula Aparecida dos Santos Rodrigues, Danilo Cleiton Lopes, Michelly Andressa Marin, Caio Gustavo Simonelli, Andryelli Matos Barbosa, Isabel Cristina Spies

Última alteração: 2014-11-08

Resumo


A Residência Multiprofissional em Saúde no âmbito Materno e Infantil: A união do Objetivo e do Subjetivo em uma proposta de Acolhimento

 

Paula Aparecida dos Santos Rodrigues[1], Danilo Cleiton Lopes2, Michelly Andressa Marin3, Caio Gustavo Simonelli4, Andryelli Matos Barbosa5, Isabel Cristina Spies6

Introdução: A partir do período de vivência através da Residência Multiprofissional em Saúde, observou - se que as pacientes, no quarto direcionado ao Tratamento do alojamento conjunto, encontram-se num maior estado de complexidade, imprevisibilidade e consequente ansiedade, o que implica em passagem da mulher, recém nascido e família pelo Alojamento Conjunto, Centro Obstétrico, UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários e Banco de Leite Humano. Descrição da Experiência: Este trabalho traz a atuação da Residência Multiprofissional em Saúde, através de uma linha de cuidados de Enfermagem, Nutrição e Psicologia com a gestante/puérpera, recém nascido e família desde sua entrada, permanência e alta no HU/UFGD. A Psicologia fomenta tal acolhimento, trazendo para o ambiente de hospitalização o olhar para o sujeito, com enfoque ao acolhimento e humanização. Impactos: Com atenção integrada da Equipe, foram realizadas visitas multiprofissionais no quarto de tratamento do Alojamento Conjunto, acompanhamento em trabalho de Parto, Partos normais e cesáreas, suporte em sala de espera aos acompanhantes, acompanhamento do aleitamento materno, bem como, Banco de Leite Humano, amparo em casos de óbito, participação em grupo de puérperas com bebês internados na UTI Neonatal e UCI para informações multiprofissionais e grupo terapêutico com espaço de escuta compartilhada.

Considerações Finais: A linha de cuidado perinatal com a mulher deve ser contemplada em sua totalidade, com atendimento integral e humanizado. Os desafios e possibilidades da Residência Multiprofissional neste contexto referem-se ao atendimento à paciente, acompanhante, relações entre a equipe, residentes multiprofissionais e médicos, aproximando o modelo biopsicossocial.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Residência Multiprofissional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12501&Itemid=813#perguntas%20frequentes>. Acesso em: 27 de jun. 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização (PNH): documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4.ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

FIGUEREDO, Sonia Fontes; MATTAR, Maria José Guardiã; ABRÃO, Ana Cristina Freitas de Vilhena. Iniciativa Hospital Amigo da Criança. 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002012000300022&script=sci_arttext> Acesso em 27 de Julho de 2014.


1Psicóloga Residente em Atenção a Saúde Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados. E-mail: paula_asr147@hotmail.com.

2Psicólogo Residente em Atenção a Saúde Indígena na  Universidade Federal da Grande Dourados. Email: danilo7q@hotmail.com.

3Nutricionista Residente em Atenção a Saúde Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados. Email: michelly.marin@hotmail.com.

4Nutricionista Residente em Atenção a Saúde Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados. Email:caio-simonelli@hotmail.com.

5Enfermeira Residente em Atenção a Saúde Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados. Email: andryelli_matos@hotmail.com.

6Enfermeira Residente em Atenção a Saúde Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados. Email: Isabel_spies@hotmail.com.


Palavras-chave


Formação em Saúde; Saúde perinatal; Humanização

Referências


Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Residência Multiprofissional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12501&Itemid=813#perguntas%20frequentes>. Acesso em: 27 de jun. 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização (PNH): documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4.ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

FIGUEREDO, Sonia Fontes; MATTAR, Maria José Guardiã; ABRÃO, Ana Cristina Freitas de Vilhena. Iniciativa Hospital Amigo da Criança. 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002012000300022&script=sci_arttext> Acesso em 27 de Julho de 2014.